LINGUAGEM

Formação de Professores do Ensino Médio

LINGUAGEM
Pacto Nacional pelo
Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II - Caderno II

PACTO SISMÉDIO PARANÁ

CEEP CASCAVEL PARANÁ COLÉGIO PEDRO BOARETTO NETO

ORIENTADORA DENISE PASQUALETTO

WIKI

POR UMA ESCOLA UNIVERSAL

Todos os homens nascem iguais em dignidade e direitos.( Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948)

          O que se está em questão nesta etapa de estudos é um sujeito aprendiz que se identifica e é identificado como jovem, sendo que a juventude é, então, definida como “uma condição social e um tipo de representação”. (BRASIL, 2013, p. 14),(Eledir Ignacio dos Santos) Essa condição social, é uma fase de transformações físicas, cognitivas e sociais, e representa uma construção social que muda de comunidade para comunidade e de tempo para tempo, (Inês dos Santos).Sabe-se que a proposta de integração curricular atual, e focada para o trabalho, na ciência, na cultura e na tecnologia, visa assegurar o pleno domínio do conhecimento científico básico, (Denise Pasqualetto).

Pretende-se não mais dividir o  currículo em áreas ou ênfases. Se for fatiado o currículo pode levar à privação do acesso ao conhecimento bem como às formas de produção da ciência e suas implicações éticas, políticas e estéticas, acesso este considerado relevante neste momento histórico em que as fusões de campos disciplinares rompem velhas hierarquias e fragmentações,(André Jandrey).

Na disciplina de Biologia podemos citar a condução do professor para a compreensão de que todos os organismos estão sujeitos aos mesmos processos, também como recepção de estímulos do meio. (Francisca F. da Silva) O tema linguagens pode ser abordado de diferentes perspectivas sobre um mesmo assunto ou conteúdo o que no final ajuda o aluno a criar significados, (Eloisa Antunes).

Devemos observar LINGUAGEM como meio para se trabalhar todas as disciplinas, não deixando-a para apenas uma disciplina específica,(Eunice Biller). Em cada palavra da linguagem corporal, aumenta o diálogo entre os indivíduos e o corpo proporciona diversas e sucessivas leituras. Na Educação Física o aluno através de suas manifestações corporais se comunica e se expressa, deixando transparecer suas carências, privações, necessidades, dificuldades existenciais e emocionais, (Evaldo M. Santanna F.).

Segundo Antonio Candido a maior função da literatura é a humanização. Ela conduz o leitor à construção da percepção do mundo e ao seu autoconhecimento. Uma leitura dialógica, participativa permite ao sujeito-leitor questionar valores e o mundo em que vive, então porque não se consegue espaços de leitura prazeirosa em todas as disciplinas?(H.T).