Leitura e problematização e os sujeitos do Ensino Médio do Colégio Marilis Pirotelli. Cascavel PR.

      Diante de tantas observações feitas no contexto escolar principalmente sobre os problemas enfrentados no ensino-aprendizado, percebemos o quão é importante compreender o universo da educação, devemos elevar o nível de consciência crítica do aluno, nos comportando, enquanto professores, como ÓCULOS para essa visão crítica. Segundo Paulo Freire “colocar o ‘ser humano como centro’ do processo educativo, exaltando sua capacidade de educar-se como sujeito histórico”.

       O adolescente como sujeito da Educação no Ensino Médio e o “Papel da Escola”, através da investigação para que o ensino-aprendizado e a leitura do mundo ocorram.
       Aproximadamente 500 alunos do Ensino Médio do Colégio Marilis Pirotelli apresentam várias características já que muitos alunos que compõe o nosso colegiado são oriundos de bairros diferentes, ou seja, estão inseridos em diferentes realidades sociais.
      Sendo assim, são muitos os desafios dos saberes escolares e do conviver na prática educativa, já que os sujeitos envolvidos no ensino-aprendizagem merecem atenção e metodologias para que a cognição do conteúdo e a participação na realidade sócio/cultural/econômica/histórica aconteçam.
     Todas as disciplinas das Ciências Humanas (Geografia, História, Sociologia e Filosofia) possuem sua epistemologia própria, mas devemos possibilitar aos discentes momentos para pensarem a respeito dos fenômenos sociais e refletirem sobre as teorias e ideologias que alimentam o senso comum no seio da escola e fora da escola, para que através das dinâmicas, dos seminários e dos debates que foram as principais técnicas desenvolvidas em sala de aula, onde através de indagações, foi provocada discussão em torno de temas geradores necessários ao entendimento com o saber escolar/científico da situação social brasileira.