Juventude, uni-vos! Pois a Terra pede socorro!

Olá leitor@,

um assunto de extrema relevância atualmente são as mudanças climáticas que vem ocorrendo em nosso planeta. Porém o que as pesquisas vem monstrando não é muito animador para o lado da juventude. Segundo um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a maioria dos adolescentes do nosso país não estão se importando muito com as mudanças climáticas. Este assunto é a última prioridadade na cabeça da galera, segundo o Ipea. Isso é ruim, afinal os adolescentes e jovens desse país tem um papel muito importante em buscar/desenvolver melhorias e mudanças positivas, afinal são estes que vão presenciar o que acontecerá com o planeta Terra e liderar cadeiras para tomar decisões sobre o meio ambiente daqui alguns anos.

"Para reverter a situação e mostrar que, sim, é preciso preocupar-se com a questão, jovens mais antenados do coletivo Clímax Brasil resolveram incentivar o que chamam de “artivismo ambiental”: tirar as mudanças climáticas do armário com a criação de arte urbana em todo o Brasil.

Em ano eleitoral, a ideia é também chamar a atenção dos candidatos a presidente, governador, deputado e senador para o tema. Assim, o pessoal do Clímax Brasil uniu-se à organização não governamental internacional 350.org – que mantém campanhas voltadas à questão climática em 188 países –  para criar o CausArte.

O coletivo Clímax Brasil nasceu em 2013, por meio de uma dúzia de jovens brasileiros durante o GPS-Global Power Shift, acontecido em junho daquele ano em Istambul, na Turquia. Foi um encontro mundial organizado pela 350.org, onde também estiveram presentes mais seiscentos jovens de vários países, preocupados com o clima do planeta.

Engajados em movimentos sociais, instituições ambientalistas e diversos coletivos culturais e artísticos, eles foram em busca de treinamento, integração e troca de experiências em soluções para as mudanças climáticas. Voltaram ao Brasil dispostos a mobilizar mais jovens para essa empreitada.

As inscrições para participar do concurso do CausArte encerraram-se em 24 de agosto. Porém nada impede que outros jovens talentosos também surfem nessa onda e produzam arte ambiental pelas ruas de suas cidades em 21 e 22 de setembro. O futuro deles depende da conscientização de todos, já.

Acompanhe também:

350.org (em inglês)