A Juventude: Ontem, Hoje e Amanhã

Colégio Estadual Francisco Azevedo Macedo.
A Juventude: Ontem, Hoje e Amanhã

Caderno II
No cenário atual os jovens se apresentam na sociedade com características bastante peculiares em relação ao que eram anteriormente. No transcorrer dos anos muitas mudanças ocorreram na esfera cultural, política, econômica e social que influenciaram pensamentos e a forma de viver das pessoas. Entretanto a educação escolar busca preservar o cuidado com a formação do jovem dando importância para a responsabilidade compartilhada entre os educadores que fizeram e fazem parte da história da educação na rede pública. Nesse processo, a dimensão da educação para a cidadania alicerçada nos valores humanos e cidadãos.
O jovem é um individuo em construção, nesse sentido existem algumas atitudes que contribuem para essa formação juvenil tais como: a formação da cidadania, a relação professor aluno com foco na autoridade abrindo mão do autoritarismo, a criação do espaço cultural, a valorização do aluno enquanto indivíduo, funcionários com funções bem definidas. Tudo isso para auxiliar na concretização da formação do estudante.
Para a escola, os jovens são vistos como sujeitos irresponsáveis em fase de formação e que precisam da orientação dos professores para poderem tornarem-se cidadãos uma vez que a imagem dos jovens está freqüentemente associada com a violência. A falta de respeito entre os próprios alunos e, também para com os professores, chegando a agressões físicas e verbais são fatores  comuns no ambiente escolar.
Por outro lado, para o aluno a escola apresenta-se como uma instituição distante de seus interesses, tornando-se um ambiente enfadonho e obrigatório. De modo que sua presença é marcada com foco na socialização e interação com seus colegas com os quais pode desabafar sobre problemas relacionados com a sua vivência particular, deixando em segundo plano suas obrigações acadêmicas.
Vale afirmar que a tarefa da escola é a de construir um vínculo entre a identidade juvenil e a experiência do ser aluno, porém apesar desse papel da escola a mesma demonstra para o aluno a realidade tal como ela é um ambiente que demanda muito esforço, empenho e que nem sempre é prazeroso e nem tem como objetivo ser prazeroso. A escola é uma instituição com finalidades sérias, com objetivos e metas claras, que sabe onde quer chegar e que sabe que para isso requer abrir mão em alguns casos do lazer para colocar-se no caminho do saber.
É fato que todo esse contexto reflete os problemas e desafios sociais atuais enfrentados pela sociedade, como por exemplo: falta de políticas públicas para garantir bens materiais e culturais aos jovens que os envolva e influencie de modo que os mesmos possam garantir um espaço para desenvolver suas potencialidades voltadas para seus interesses individuais e coletivos. Dessa forma o jovem não pode ser visto como um problema para a sociedade, pois a maioria dos problemas que os afetam atualmente não foram produzidos pelos jovens, mas sim pela própria sociedade.
Considerando o que foi colocado, a escola se preocupa em buscar estratégias que possam garantir um aprimoramento do educando como pessoa humana visando sua formação integral, atingindo esferas diferenciadas da vida do estudante. A formação ética e moral do discente também é uma preocupação bastante presente por parte dos educadores, de modo que se possa estimular a autonomia intelectual e o pensamento crítico do sujeito. Um outro ponto marcante nessa formação do estudante é a constatação social da diversidade cultural bem como o respeito e a vivência com o diferente  como aquele que pode contribuir para o processo de integração social com o diferente.
Um desafio atual para a realidade escolar é como criar possibilidades de interação e compartilhamento entre os jovens e os professores dentro do ambiente escolar.
Um dos elementos que possibilitam essa visão de conjunto pode-se pontuar a falta de estrutura humana que se reflete na presença de profissionais de apoio, presentes nos mais diversos segmentos escolares.
As manifestações culturais juvenis que se apresentam através das mídias e redes sociais que já faz parte da vida do jovem podem e devem facilitar o diálogo dentro da escola gerando práticas pedagógicas inovadoras de modo que a cibercultura pode ser uma aliada do trabalho escolar, mas para tanto é necessário uma estrutura física e tecnológica adequada que permitam a prática pedagógica utilizando esses recursos inovadores.
A política educacional estimula o professor a desenvolver projetos de ensino procurando abrir espaço para que o aluno possa se posicionar de acordo de acordo com a sua realidade mais próxima. O ensino médio tem uma proposta organizada por cada professor de conteúdos selecionados entendidos como possibilidade de socialização dos conhecimentos histórica e socialmente acumulados, que necessitam, porém, ser problematizados de forma critica e principalmente como meio de desenvolver habilidades e competências nos educados.
Nesse contexto, os professores visam aprofundar e contemplar a educação do jovem em todas as suas dimensões possibilitando ao jovem compreender-se como sujeito individual e comunitário, participante da transformação da realidade; proporcionar a compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática em sala de aula. Assim sendo aliar a prática pedagógica às questões que envolvem o cotidiano dos alunos é um recurso que pode resultar em prodígios para os estudantes.
É fato que a cultura sempre foi um elemento forte em toda sociedade e esse aspecto tão marcante pode e deve ser pontual no planejamento docente na tentativa de envolver os alunos.
Dentre as várias finalidades da escola pode-se pontuar também a formação para o trabalho e para o continuar aprendendo se estabelece no ensino médio entre outros aspectos, quando se assegura ao educando o direito ao aprender e à permanência em um ambiente acolhedor que transmita segurança e contribua para o pleno desenvolvimento de suas capacidades.
Percebe-se a escola deveria ter a preocupação com a formação dos alunos para o trabalho de modo a ser parceiros e construtores de projetos para o futuro desses jovens e das jovens estudantes. Nesse sentido é clara a interferência do professor na união responsabilidade e autonomia, da cooperação, da participação social, da firmação de valores e princípios, do aprimoramento da pessoa humana e da formação ética.
O continuar aprendendo se refere ainda a uma postura de respeito às necessidades integrais do educando, o que inclui questões como desafios cognitivos, socialização e autoconhecimento, mas também atenção às suas necessidades emocionais e características individuais, assim como respeito à sua identidade racial, cultural e de gênero.