Juventude nas ruas: Os jovens podem provocar mudanças?

"A juventude está tão perdida que alguns dos meus amigos vão votar no candidato que acham menos pior", diz o estudante Lucas Araújo, de 18 anos, de Campina Grande (PB).

"As pessoas estão perdendo as esperanças. Prometeram muitas coisas nos protestos, mas nada aconteceu", escreveu o estudante Gabriel Maggiori, 18 anos, de São Paulo.

As frases citadas foram retiradas da página BBC Brasil do Facebook, onde jovens leitores externaram sentimentos de indignação e expectativas frente a política e ao cenário eleitoral para a escolha do presidente este ano. Então vem a pergunta o "jovem realmente quer distância dos debates sobre o futuro político do Brasil?"
"Consultas recentes da BBC Brasil a seus leitores também revelaram o perfil de um jovem que, se por um lado está decepcionado com a classe política, se mostra confiante no processo eleitoral e disposto a assumir um papel de protagonismo na busca por novos meios para mudar a sociedade brasileira.
De olho na importância desta fatia do eleitorado - de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 16,1% dos 142,8 milhões de eleitores em 2014 têm entre 16 e 24 anos de idade - a BBC Brasil dedica uma semana de sua cobertura especial das eleições ao tema do jovem eleitor e a seus anseios e preocupações em relação ao futuro do país."

Poder jovem

Esta será a primeira eleição no país após os protestos em junho de 2013 "e que trouxeram à tona a força das mídias sociais como fator de transformação, dois acontecimentos diretamente conectados ao "novo papel" do jovem eleitor"
"Mas além de estarem cada vez mais conectados - uma pesquisa do Centro de Estudos sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (Cetic.br) aponta que 75% dos jovens entre 16 e 24 anos entram na rede diariamente – os jovens também estão interessados em política, embora de um modo às vezes distante do jogo eleitoral tradicional.
De acordo com um levantamento Datafolha divulgada no final de agosto, 76% dos eleitores entre 16 e 24 anos disseram ter algum interesse pelas eleições, sendo que 30% afirmaram que têm um "grande" interesse.
Outra enquete recente, do instituto Data Popular, apontou que 70% dos jovens acreditam que o voto pode transformar o país, mas 59% opinaram que o Brasil estaria melhor se não houvesse partidos políticos.
Para entender esse fenômento, a partir de terça-feira a BBC Brasil vai mostrar perfis de jovens que, por suas posições, ideias ou ações estão redefinindo o ativismo político e encontrando novas formas de mudar o país." Vale a pena acompanhar!

Até a próxima leitor@!