Juventude, Escola, Trabalho e Vídeos!

A roda de diálogos sobre o Ensino Médio realizada pelo grupo de pesquisa Juventude, Escola e Trabalho / Observatório de Jovens, da Universidade Federal do Paraná, com estudantes e professores de Ensino Médio do Colégio Estadual Maria Aguiar Teixeira, de Curitiba, possibilitou a manifestação dos jovens sobre diversos aspectos da sua relação com a escola.

O principal assunto foram as atividades em que os alunos são protagonistas, com destaque para dois vídeos premiados no I Festival de Imagens EMdiálogo, em 2012, “Ahh, sei lá!” e “Queria lembrar que não existiu”.

Na roda de diálogos ficou evidente que a produção dos vídeos contribuiu para a aprendizagem dos jovens:

Nunca gostei de Artes. Quando tive aula de teatro e cinema com o professor, comecei a gostar de Artes. Antes era só desenho e papel [...], aí quando o professor chegou dizendo ‘vamos trabalhar cinema’, não me interessei tanto no começo. O professor pediu para escrever um roteiro de 15 linhas, escrevi, o professor gostou, e aí você simpatiza com o professor. Às vezes você até gosta da matéria, mas não gosta do professor (Leonardo).

Dentre os demais assuntos debatidos estão as razões que levam os jovens a permanecer na escola ou a abandoná-la; a percepção das disciplinas e sua relação com a mediação do professor; as diferenças e as semelhanças entre ensino médio diurno e noturno; e as expectativas em relação ao futuro profissional. Desse modo, o encontro possibilitou a reflexão sobre os sentidos e significados atribuídos à experiência escolar por um grupo de estudantes de Ensino Médio.

Assista ao vídeo com os diálogos: http://www.emdialogo.uff.br/content/roda-em-dialogo-com-os-alunos-do-colegio-estadual-profa-maria-aguiar-teixeira-de-curitiba-pr

Vale ressaltar que o II Festival de Imagens EMdiálogo está com as inscrições abertas até 30 de setembro de 2013. Participe!