Juventude e Ensino Médio - Sujeitos e Currículos Em Diálogo

O livro, Juventude e Ensino Médio - Sujeitos e Currículos Em Diálogo, é um dos resultados do projeto “Diálogos com o Ensino Médio”, uma parceria da Secretaria de Educação Básica/Ministério da Educação com o Observatório da Juventude da Universidade Federal de Minas Gerais e o Observatório Jovem da Universidade Federal Fluminense.

Desde o início dos anos de 2000, os dois Observatórios têm contribuído para a construção de uma agenda pública em torno dos direitos da juventude em diálogo com educadores, coletivos e redes de jovens. Nesse processo, o Ensino Médio veio ganhando relevância como um dos eixos centrais da agenda de direitos da juventude por ser um momento privilegiado determinante na formação cultural, científica, técnico-profissional, ética e humanista dos jovens. O Ensino Médio enfrenta muitos desafios para se viabilizar como momento educacional de qualidade no processo de escolarização da juventude brasileira. Sem dúvida, a contínua reprodução das desigualdades sociais no Brasil é parte desse complexo de desafios.
É nesse contexto que o Observatório da Juventude e o Observatório Jovem vêm realizando e divulgando pesquisas bem como desenvolvendo ações de formação de professores buscando refletir sobre a relação das juventudes com o Ensino Médio. Este livro é parte desse processo, agora acrescido de novos parceiros, os autores, que juntos acreditam que da compreensão do que é ser jovem no Brasil contemporâneo possa emergir uma prática pedagógica revigorada que dialogue com a realidade e com os sonhos de nossos jovens. Temos claro que o Ensino Médio de qualidade é um direito democrático inegociável e que você, professor(a), é sujeito central para sua viabilização.

Ficha Técnica: Juventude e Ensino Médio - Sujeitos e Currículos Em Diálogo / Juarez Dayrell, Paulo Carrano, Carla Linhares Maia, organizadores. - Belo Horizonte: Editora UFGM, 2014. 339 p.: il.

Acesse aqui o livro completo.

Paulo Carrano e Juarez Dayrell observam Mônica Ribeiro falando do livro. Assista ao debate realizado no Observatório Jovem da UFF

Assista ao debate realizado no Observatório do Ensino Médio da UFPR

Assista ao debate realizado no Observatório da Juventude da UFMG

Assista ao vídeo de divulgação dos lançamentos.