COLÉGIO ESTADUAL ALEXANDRA – EM
Paranaguá - PR
ORIENTADORA DE ESTUDOS: Gleicykelly da Silva de Santana Matozo.
GRUPO DE TRABALHO: Evelyn Oliveira dos Santos, Hermes Goldenstein, Ionara Alves Salgado, Josias dos Santos Ventura, Marco Antonio Oliveira dos Santos,Orlei dos Santos, Raquel Alves, Rafael Magno de Paula Costa.
Foi realizado uma pesquisa no Colégio Alexandra, localizado na cidade de Paranaguá, sobre questões de dialogo na internet. Foi questionado aos alunos se as conversas que são realizadas por sites de relações sociais tem ou não menos valor ou importância do que aquilo que se diz presencialmente.
Na pesquisa, poucos alunos valorizaram a conversa pessoal, mostrando a preferencia pela meio que conhecemos como redes sociais online ou internet. Mostram tal preferencia mesmo sabendo que muitas operações feitas ou vistas pela internet podem ser consideradas ilusão.
Os alunos dos quais participaram desta pesquisa, acrescentam que, através deste meio podem conhecer novas pessoas e interagir com os mesmos, não importando a distancia, e nem mesmo a quantidade de pessoas que se encontram dentro destes grupos. Este meio vem crescendo cada vez mais, principalmente pela forma como a tecnologia tem se ampliado, apresentando melhorias em celulares, netbook ou notbook, tablets e outro aparelhos. Com isto, temos conhecimento sobre novos aplicativos que facilitam este envolvimento com a internet, como o Whatsapp, ask, facebook, twitter, intagran, entre outros que mostram maior crescimento entre os jovens e adultos.
Muitos alunos enfatizam que pela internet há mais facilidade em demonstrar seus sentimentos, apresentando assim maior intensidade nos envolvimentos entre eles, facilitando na interação em grupos e em tribos, pois através desta rede online perdem sua timidez e se abrem para o mundo. Porém muitos conhecem os pontos negativos desta abertura que fazem de suas vidas nessas redes, pois como conhecemos existem pessoas de má índole que procuram se envolver com estes jovens para o abuso, fazendo com que os mais frágeis acreditem em seus perfis “fakes” e em sua personalidade falsa, conseguindo assim fazer com que estes jovens inocentes caiam em suas promessas.
Outro ponto que encontramos nesta pesquisa é a forma de como através destas redes sociais os adolescentes passam a conhecer de uma forma mais abrangente sua vida sexual, pois através destes meios são apresentados fotos, vídeos ou conversas que são repassadas de uma forma rápida, fazendo com que os mesmos apresentem ali suas curiosidades e desejos.