Jovens discutem propostas para ensino médio

Cerca de 160 pessoas, entre professores e alunos de escolas das redes estadual e particular de ensino de municípios do Litoral participaram nessa sexta-feira (3), em Paranaguá, da 1ª Conferência Regional do Parlamento Juvenil do Mercosul do Paraná. O evento incentiva o protagonismo juvenil para que os participantes apontem propostas de melhorias na área da educação.

O evento tem como tema “O ensino médio que queremos” e discute assuntos como participação cidadã, juventude e trabalho, direitos humanos e temas vinculados à identidade de gênero. “A conferência serve para o jovem falar o que está sentindo sobre o ensino médio. É uma forma de motivar o aluno para continuar os estudos, além de incentivar para a cidadania”, ressaltou Brenda Letícia Souza da Silva, 16 anos, aluna do Colégio Estadual Porto Seguro, em Paranaguá. Brenda é deputada juvenil do Mercosul. Ela foi eleita no ano passado e ocupa o cargo por dois anos.

Foram feitas palestras, painéis temáticos e mesas redondas que servem para fundamentar os debates dos participantes para elaborar propostas e reflexões. “Está sendo uma grande experiência participar da conferência. Nós vamos aprender mais sobre vários assuntos e vamos poder falar sobre o queremos para o nosso futuro”, disse Yverson Carvalho Ribeiro, 18 anos, aluno do 3º ano do ensino médio do Colégio Estadual Dr. Arthur Miranda Ramos, em Paranaguá.

Ainda serão realizadas outras conferências regionais pelo Paraná, antes do evento estadual que está prevista para acontecer em outubro. Deste evento sairão propostas estaduais que serão levadas para a conferência nacional na Bahia no final do ano. O Parlamento Juvenil do Mercosul é um projeto de participação juvenil originado no Uruguai e com apoio da Argentina, Brasil, Bolívia, Colômbia, Paraguai e Venezuela. O objetivo é contribuir para a formação política e cidadã dos jovens. O Parlamento tem a parceria do Unicef, Ministério da Educação, Mercosul e Organização dos Estados Americanos.

POLÍTICAS – A Secretaria de Estado da Educação tem implantado inúmeros programas e projetos para garantir os avanços na etapa final da educação fundamental. No evento, a Secretaria ouviu as demandas dos participantes e deve promover políticas públicas adequadas para atendê-las. “A conferência possibilita uma maior articulação dos anseios dos estudantes com a qualidade do ensino oferecido no Estado”, disse a coordenadora do Ensino Médio do Departamento de Educação Básica, Meryna Rosa. No Paraná existem cerca de 460 mil alunos matriculados no ensino médio.