Atualmente, o grande avanço nas áreas de telecomunicações e informática tem possibilitado um maior desenvolvimento de redes e sistemas. Com o desenvolvimento da telemática, que favoreceu o crescimento e diversidade das tecnologias de informação, é possível e cada vez mais barato transmitir textos, imagens e sons em grande volume e com rapidez, ou seja, temos a oportunidade efetiva e eficaz de trocar informações. E as redes e sistemas, usando recursos dessas inovações tecnológicas, podem dinamizar a recuperação de informações.
O novo paradigma de educação é aprender a aprender; adquirir habilidade para obter, utilizar e gerar nova informação.
A INTERNET COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO.
A sociedade da informação traz impactos em todos os setores da sociedade e um dos mais importantes é no sistema educacional. Não há mais espaço para a educação fechada nos livros didáticos, no professor, na rigidez do currículo. A escola deve ser um lugar de aprendizagem, um espaço onde são facultados meios para construir conhecimento, atitudes, valores e adquirir competências. Desse modo, a escola estará articulada com a sociedade da informação.
A Internet deve ser usada como mais um instrumento educacional, aliada a tantos outros recursos que a biblioteca possui. Dentre suas aplicações educacionais, destaca-se como instrumento de divulgação, de comunicação e de pesquisa, no apoio ao processo de ensino - aprendizagem.
Como canal de divulgação, a Internet funciona para divulgação institucional ou particular. A instituição escola pode usar a rede para disseminar sua filosofia, atividades administrativas e pedagógicas, serviços e produtos. Serviços que a própria escola oferece e produtos como resultado do trabalho da comunidade escolar. Os próprios professores e alunos também podem ter suas home pages pessoais, divulgando suas produções mais significativas. Isso funciona como incentivo à produção, uma vez que esta não irá ficar nos armários da escola, podendo assim ser útil para outras comunidades escolares. E, tudo isso, sem depender de autorização de emissoras, jornais ou conselhos editoriais. Outro fator positivo é que ao produzir textos e imagem, os professores e alunos esforçam-se para comunicar melhor suas ideias, para produzir um trabalho bem elaborado, aumentando assim o padrão de exigência de suas produções.
A comunicação através da Internet pode ocorrer entre professores e entre alunos de uma mesma escola, ou envolvendo outras instituições de ensino, até de outras cidades e países.
Segundo Kuhlthau (1994, p.57), a pesquisa deve ser considerada um processo de descoberta, de investigação da realidade, de busca de soluções, se revelando num complexo e construtivo processo de aprendizagem que envolve toda a pessoa. Porém, no sistema escolar, em contraposição a essa teoria, o processo de pesquisa sempre foi considerado um dos grandes problemas.
A principal causa para essa realidade é que a pesquisa escolar se limita a simples cópia de verbetes de enciclopédias, e não a um processo de descoberta, de procura de informações.
“O aluno desenvolve a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo, a troca de resultados. A interação bem – sucedida aumenta a aprendizagem”(Moran, 1997,p.146).
O uso da Internet como instrumento educacional requer do professor o papel de coordenador do processo de aprendizagem. Este deve acompanhar, incentivar, sugerir, questionar e aprender junto com os alunos. “Ensinar utilizando a Internet pressupõe uma atitude do professor diferente do convencional. O professor não é o “informador”, o que centraliza a informação. A informação está em inúmeros bancos de dados, revistas, livros e endereços de todo o mundo” (Moran,1997, p.149).
CONCLUSÃO
O uso da Internet em nosso país data do final da década de 80.
Porém, seu uso para fins educacionais ainda não está ocorrendo em grande escala. O que se observa são algumas iniciativas nas escolas particulares. Nas escolas da rede pública, seu uso ainda não se popularizou, o que chega a ser um contraste, já que são essas que carecem de maiores recursos informacionais em seu ambiente.
Um dos problemas está no próprio corpo docente, pois um projeto de pesquisa desse nível exige participação, acompanhamento e supervisão. E os professores, na sua maioria, não se atualizam, não sabem explorar a Internet em toda sua potencialidade ou então, não se integram na pesquisa como deveriam.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
KUHLTHAU, Carol Collier. Students and the information search process: zones of intervention for librarians. Advances in librarianship, v.18, 1994. P.55-72.
MORAN, José Manuel. Como utilizar a Internet na educação. Ciência da Informação, Brasília, v.26, n.2, p.146-153.
Fonte:
Colégio Estadual Professora Iara Bergmann