JOVENS, CULTURAS, IDENTIDADES E TECNOLOGIAS.
Os diálogos na internet ou dá internet são válidos e podem ser utilizados dentro e durante a exposição das aulas no sentido de uma aproximação com o educando. Na nossa escola esse diálogo com a internet vai se restringir a conversas em momentos oportunos em sala; como questionamentos da frequência de uso e de quanto valor o acesso a essa tecnologia tem em sua vida e em suas relações, qual a real utilidade da internet na sua vida, caberá ao professor tentar desenvolver a criticidade do uso e da relação do tempo investido na internet. Infelizmente se limitará a isso (O que você acha? Como, quando e quanto você usa?). Se não existe infraestrutura para que aconteça um trabalho pedagógico válido, mesmo sendo a internet válida como recurso, não acontecerá esse diálogo e não se construirá uma ponte de ligação.
De fato é importante a utilização desses meios em sala, mas a precariedade que encontramos na escola pública em relação ao acesso e a utilização das tecnologias da informação se mostram catastróficos. Uma vez que se tem essa dificuldade inerente em relação ao uso da tecnologia, muitos professores vêm negligenciando tais tecnologias, pois todo sucateamento e dificuldade existente no interior das escolas no que se refere a tal fato resultam na falta de estimulo em preparar uma aula apoiada nas novas tecnologias.
Na nossa escola qualquer trabalho pensado e planejado com uso de objetos tecnológicos ficará restrito as televisões de sala e no melhor caso o uso do projetor na única sala de vídeo existente em nossa instituição de ensino.
As televisões chamadas de TV Pendrive são de 29 polegadas com entradas para VHS, DVD, cartão de memória, pendrive e saídas para caixas de som e projetor de multimídia, estão presentes na maioria das nossas salas. Não podemos negar que esse recurso em sala é algo extraordinário se comparado ao outro objeto pedagógico (quadro negro) existente numa sala de aula das escolas da rede pública do estado do Paraná, seria o mundo perfeito se as manutenções das televisões pudessem ser realizadas de forma adequada, agilizada e conforme a necessidade seria mais que perfeito se as mídias não mudassem de formato, ou melhor, dizendo não melhorassem de formato (fato impossível perante uma condição dinâmica existente nas mídias da sociedade atual), pois poderiam ser lidas em quaisquer umas das entradas das TV Pendrive, o que não é possível.
As políticas de investimentos em materiais nas escolas devem ser pensadas na dinâmica da sociedade atual; o efêmero é a nossa realidade, sendo assim a melhoria nos objetos e instrumentos de tecnologia das escolas deve fazer parte da realidade.
Em nossa escola foi necessário uma ampliação em 2007, foram construídas salas extras para atender a demanda de alunos da nossa região, (Bairro Guanchinho – Curitiba - Paraná) o novo prédio possuem oito salas em dois pavimentos sem TV Pendrive em sala, temos por andar uma televisão que fica num armário guardado no banheiro para deficiente físico; quando o professor quer utilizar a TV Pendrive ele tem que buscar o armário no banheiro e a coloca na sala.
Os laboratórios de informática são projetos colocados em prática desde 1997 no estado do Paraná através da Proinfo. Espaço pensado para aproximar os alunos das mídias e tecnologias existentes de forma acadêmica, organizada e com apoio especializado. Em nosso colégio o laboratório foi montado em 2000, temos 24 monitores e seis torres, onde poucos funcionam com qualidade, em torno de quatro monitores e duas torres. Para a realização de uma aula de qualidade onde se objetive a formação integral do indivíduo, 24 computadores já não são suficientes tendo em vista que as turmas do ensino médio têm de 35 a 40 alunos, dependendo da demanda e do local onde está inserida a escola esse numero por turma aumenta. Esperamos por manutenção para os nossos computadores, os pedidos de manutenção já foram protocolados e devem estar guardados em alguma gaveta, de alguma sala, em algum lugar ou no NRE de Curitiba ou que sabe em alguma sala muito bem condicionada e decorada da SEED. Sendo assim nossos alunos estão em prejuízo se comparado com os demais alunos da rede pública de ensino do estado do Paraná. Não é preciso ir muito longe para pautar a desigualdade educacional que sofrem nossos alunos é só visitar algumas escolas estaduais vizinhas nossa que compõem o mesmo setor. A educação é um direito e direito está ligado diretamente com igualdade, não vejo igualdade em projetos que são pautados em prioridades, os laboratórios de informáticas da Proinfo são prioridades para escolas que possuem ensino médio.
Além dos laboratórios de informática podemos utilizar os celulares como ferramenta de aprendizagem, mas a utilização deles em sala também enfrentam alguns obstáculos; regimentos e regras escolares com proibições e retaliações falta de bom senso e ética dos educandos com relação às exposições, postagens e comentários em sites, blogs e redes sociais, desconhecimento de leis sobre a utilização de imagens e vídeos, desde que se ache a melhor maneira de abordagem e utilização os celulares servem para os alunos trabalharem textos e imagens, vídeos e documentários, para registrar informações numa pesquisa de campo.
Com a disposição do objeto tecnológico em sala ou no laboratório o professor poderá integrar ao seu currículo trabalhos direcionados; visita a museus virtuais e outros ambientes, jogos interativos; análise e construção de mapas, gráficos, tabelas e estatísticas; comparação e compreensão de informações; análise, construção e produção de vídeos e áudios; trabalhos e trocas de experiências em rede, acesso a produções e técnicas artísticas.
Percebe-se que a utilização dos recursos tecnológicos não é um fim para a formação do educando, mas um meio indispensável e considerável no que tange a preparar os alunos do ensino médio para as possiblidades e desafios que o século XXI reserva. A tecnologia longe de substituir o professor e uma boa aula é um fato por si só que é indispensável de se ter se a meta é formar um cidadão que possui possibilidades de ser competitivo e criativo num mundo onde o acesso a essas ferramentas tem se mostrado crucial.
Para trabalhar um pouco a Cultura com nossos alunos e dar a eles a oportunidade de se expressar, temos uma Semana Cultural.
Dentro do calendário escolar estadual existe uma semana chamada: Semana de Integração Comunidade/Escola, nesse momento a escola toda muda de dinâmica, as turmas se misturam e os alunos deixam de ser meros espectadores dentro processo de ensino aprendizagem. As turmas tornam-se equipes e estas disputam entre si e buscam atingir as melhores performances. O tema desse ano foram os continentes, os professores se distribuem entre as equipes e junto com os alunos transmitem e adquirem conhecimentos e experiências; alguns pontos são pré-estabelecidos pela organização, mas cabe a cada equipe e cada aluno dar sua contribuição e dividir seus conhecimentos e pesquisas com o restante da equipe. Entre as provas disputadas são acrescentadas provas de conhecimentos gerais, culturais, esportivos de entretenimentos entre outros.
O amor à escola é aflorado nessa semana todos se unem para fazer com que esse momento seja o melhor momento do ano letivo, é emocionante ver o empenho e o desempenho de nossos alunos, professores e funcionários para que tudo fique maravilhoso. Tivemos durante a nossa Semana Cultural a caracterização de personagens, apresentação teatral de lendas, mitos e histórias dos continentes, realização de desenhos artísticos com pontos turísticos, confecção de fantasias e mascotes e bandeiras, criação de músicas e gritos de guerras, competições de perguntas respostas sobre o tema e competições esportivas e para fechar com "chave de ouro" temos o show de talentos onde nossos alunos podem dividir com a escola seus conhecimentos e dons artísticos. Nesse momento podemos constatar que os alunos, não só do ensino médio tem um prazer maior em estar na escola
Alunos participantes da Semana Cultural (Semana de Integração Comunidade/Escola)
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