Colégio Estadual do Campo Coelho Neto
Orientadora; Dione Elenice Mohler Martelo
Professores: Ayala Rejane Guerreiro Theisen
Elis Regina Dornelles
Marcelo Theisen
Maria del Castanhel Peron Hubner
Jacinto Vagner Rupp
Salete Galvan Zanatta
Luciana Garlini
Leoni Da Silva Schommer
Rosemeri Da Silva Santos
Questão 4 livro 4
Joaquim Venâncio foi um técnico em laboratório de exame e Saúde, embora não sabia ler, aprendeu na pratica os conhecimentos que o tornaria uma referência. Ao assistir o vídeo é possível fazer uma comparação entre o atual currículo com o currículo que queremos construir e Joaquim Venâncio fazia dentro da prática ,o pensar e o fazer e também o ensinar. Ele procedia por um método que era um caminho a ser construído, com o objetivo alcançar resultados. Hoje vemos que é tão difícil termos uma proposta curricular que se possa adequar ao interesse de nossos educandos, fazer com que eles novamente tenham vontade de saber, de buscar o conhecimento integrado interligando todas as áreas de conhecimento dentro do contexto curricular.
Precisamos construir um currículo com pilares sólidos que contemplem a educação como algo que nos transforma em seres críticos e não apenas em analfabetos funcionais, pois observando o vídeo percebemos que Joaquim Venâncio era muito mais leitor e produtor de conhecimentos (mesmo sendo analfabeto), do que muito de nossos alunos. Devemos pautar uma grade curricular que jamais contemple ou diminua qualquer disciplina em detrimento de outra. Pois a retirada de conteúdo poderá será a falha para um conhecimento amplo e uma lacuna aberta deixado na vida do educando. O currículo deve trazer clareza para a realidade escolar da atualidade e direcionar atividades em busca de aperfeiçoamento e pesquisas que somatizem a formação e o retorno do aluno ao aprendizado.
O Projeto Curricular e a Relação Entre os Sujeitos e Desses com suas Práticas
Como refletimos , na questão 2, demonstra que o conhecimento cientifico foi construído pelos seres humanos, a partir da necessidade e a busca de soluções para os problemas do seu cotidiano. Então analisando o filme “Busca de Joaquim Venâncio” o mesmo evidencia que a metodologia adotada, valoriza o conhecimento prático, incentivando o desenvolvimento através da prática, e uma disciplina complementa a outra nesta busca de construir o conhecimento científico dentro de diversas áreas que constituem a grade de do Ensino Médio na atualidade.
As mudanças só ocorrerão, onde o saber vai além do planejamento pedagógico, englobando a organização do trabalho escolar, gestão democrática e participação da comunidade, objetivando a formação ampla e integral do educando para que a escola possa constituir-se em um espaço permanente de troca, avaliação e produção de conhecimentos.
Dentro deste contexto elaboramos um trabalho disciplinar de conteúdos onde a problematização trata da BIOTECNOLOGIA - SEUS IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS
Este trabalho se justifica pela importância de se tratar de temas que tragam à realidade do aluno uma significação prática, onde professor e aluno possam ser produtores de conhecimento analisando a realidade presente na nossa/sua comunidade e relacionando com o conhecimento historicamente acumulado. Assim o levantamento e análise de dados é um instrumento de suma importância para que os educandos reconheçam em sua realidade os conteúdos de sala de aula em suas diversas disciplinas.
Mais uma vez nos reportamos ao curta metragem que mostra um grupo de estudantes valorizando a sabedoria de um senhor, formado pela escola da vida. A valorização do ser humano não está somente em seus títulos acumulados, mas também na vivencia diária. A educação escolar é fundamental para a formação do indivíduo mas não podemos esquecer de valorizar também as palavras o conhecimento adquirido pela vida afora e as pessoas mais velhas tem muito a nos ensinar e precisamos saber utilizar e valorar isso.
Analisando criticamente a notícia do material citado na conclusão da reflexão 4 e, imaginando que este fato posso ocorrer em uma escola próxima a essa comunidade, relataríamos a situação real por que o sinistro desencadeou-se. Usando as diferentes áreas do conhecimento, levaríamos nossos educandos a entender o conhecer todo o processo recorrente do fato. Por exemplo, dentro da História estudaríamos os fatores responsáveis que levaram essa população a instalar-se neste espaço e a Geografia daria conta de explicar as mudanças ocorridas neste espaço geográfico. A física explicaria como se dá o processo da eletricidade e as consequências da utilização de forma inadequada, no caso os gatos clandestinos. A Biologia e a matemática tratariam da teoria das probabilidades. E todas as demais disciplinas podem interagir instigando o conhecimento acumulado através de um fato que acontece com frequência em nosso país e leva a catástrofes como incêndio, perda do pouco (material), que se tem e mais grave ainda perda de vidas humanas.