Colégio Estadual Almiro Sartori – Foz do Iguaçu
Etapa II – Caderno II
Coodenadora: Josete de Lourdes Corbacho Teixeira
Professores: Alexandre Daniel Beuter, Claudio Roberto Brandalise, Denis Galbo Nunes Alves, Edirlene dos Santos Fritsch, Francis Mara Rodrigues Bueno, Jacqueline Pereira Lins, Marcos Fernandes Peres, Priscila de Bem Silva, Rosilene Matheus, Sara Maria Gabriel e Sérgio Monteiro.
Reflexão e Ação
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O trabalho interdisciplinar exige, antes de tudo, uma profunda discussão e um planejamento pormenorizado das diferentes intervenções realizadas pelas disciplinas. É notório que vários assuntos, são abordados por várias disciplinas e que, às vezes, transpor estes conhecimentos requer metodologias variadas. Por mais diferente que possa parecer, um determinado conteúdo, passível de ser trabalhado por disciplinas aparentemente distintas, permite uma reflexão individualizada, mas, que no final, conduzirá para um objetivo previamente planejado e almejado por todas as disciplinas envolvidas no processo, ou seja, levar o educando a absorção e entendimento, tornando-o ser autônomo e principalmente crítico.
Tomando como exemplo de tais intervenções, podemos destacar as abordagens realizadas com relação aos conteúdos sobre afro-descendência e indígena. Enquanto que a disciplina de História resgata todo o contexto histórico desde a saída dos escravos do continente africano, sua odisséia de sofrimento pelo Atlântico até sua fixação e desenvolvimento em solo brasileiro, a disciplina de Geografia reforça as questões de localização geográfica bem como o clima e o relevo de ambos os continentes. A disciplina de arte pode resgatar as tradições e os costumes enfatizados por suas tradições artísticas presentes nas danças, artesanatos e pinturas e, da mesma forma a disciplina de Matemática pode abordar os sistemas numéricos e a relação destes com as formas atuais de cálculo e contagem. As disciplinas de Sociologia e Filosofia podem abordar as relações sociais observadas entre os povos africanos e indígenas, os portugueses e as sociedades brasileiras, além de traçarem um paralelo com os grandes nomes de origem africana que obtiveram destaque nas diversas áreas. A língua portuguesa trata das questões relacionadas as dificuldades lingüísticas além de ressaltarem os diversos escritores de origem afro que ganharam notoriedade, podendo ainda reforçar a forte influencia lingüística africana e indígena presentes em nosso idioma. A culinária destes povos pode ganhar destaque com relação a proporções, cores, origem de seus ingredientes, composições, texturas e outras tantas ênfases.
Como visto, um conteúdo pode ser abordado por várias disciplinas concomitantemente, levando ao desfecho pretendido por todos os educadores e conseqüentemente todos os educandos.