Internet chega a 93% das escolas do Brasil

O último levantamento do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC.br), feito com dados de dezembro de 2012, aponta a quase universalização da presença de ferramentas digitais nas escolas brasileiras.

Em torno de 99% das escolas, da rede pública e privada, contam com computadores e 93% têm internet. A escola aparece como um dos principais pontos de uso da internet tanto por parte dos professores quanto dos estudantes.

O aumento da presença também se deu no ambiente privado: 62% dos alunos de escola pública e 94% das privada tem computadores em casa. Enquanto a maioria dos alunos entrevistados dizem ter aprendido a usar a internet sozinhos, ensinar os estudantes a usar o computador ainda é a principal atividade apontada para o uso das novas tecnologias.

Mas não é apenas usando computadores e portáteis que os estudantes acessam a rede: cerca de 44% na rede pública e 54% na rede privada utilizam celulares com internet móvel. Os professores também estão cada vez mais conectados: está próxima da universalização a presença de computador e internet em suas casas e cada vez mais usam portáteis.

No entanto, a pesquisa atesta que apesar da massificação do uso, ainda existem obstáculos. Na rede pública, a baixa velocidade de internet é uma das principais reclamações, assim como o insuficiente número de computador por alunos.

E na sua escola, como é o uso das ferramentas digitais? Existe laboratório de informática? Ele é ocupado e acessível a tod@s? Queremos saber como é a realidade da sua escola! Contribua para esse debate!

Os resultados completos da pesquisa TIC Educação 2012 podem ser acessados no link: http://www.cetic.br/educacao/2012/