Interligação dos saberes das Ciências da Natureza com as demais áreas do conhecimento

A INTEGRAÇÃO EM TODOS OS EIXOS DA APRENDIZAGEM DO PAPILOMA VÍRUS HUMANO - HPV

Planejamento idealizado pelos cursistas do Colégio Pinheiro do Paraná , referente à Reflexão e Ação do caderno III, Ciências da Natureza, etapa2.

INTRODUÇÃO

1 REVISÃO DE LITERATURA

As Ciências da Natureza sempre são destacadas como complexas e de difícil assimilação pelos estudantes. Os conhecimentos característicos das Ciências da Natureza estão presentes na sociedade e todos os seres humanos, de uma maneira ou de outra, acabam por sofrer influência das consequências desses conhecimentos (BRASIL, 2014, p.7).

Segundo o Caderno de Formação de Professores do Ensino Médio proposto pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Brasil, 2014), houve e ainda há a fragmentação no interior do componente curricular, ocorre a falta de interação entre os componentes das áreas, assim como os professores das Ciências que englobam, a Química, a Física e a Biologia não se “comunicam” de maneira integrada em conceitos comuns, assim como com as demais disciplinas.
Para tanto, a formação continuada dos professores em conjunto com outros fatores como infraestrutura, principalmente por meio de laboratórios, salas de aula equipadas, bibliotecas, salas de tecnologias educacionais, dentre outros, podem ser importantes medidas de intervenção para a melhoria do ensino de Ciências da Natureza, a fim de assegurar a permanência com qualidade dos alunos na escola (BRASIL, 2014, p. 6).

A instituição escolar nem sempre consegue acompanhar as transformações da sociedade. Muitas vezes, parece que pouca coisa mudou com relação à escola de tempos passados, ao mesmo tempo em que também houve mudanças significativas em relação à organização, ao funcionamento, aos objetivos e aos meios característicos para a promoção da aprendizagem. É necessária a nossa reflexão, como professores do Ensino Médio, sobre esse cenário no qual a escola sofre constantes transformações, ao mesmo tempo em que apresenta resistências a mudanças (BRASIL, 2014, p. 7), por outro lado, o fato deste material estar sendo criado pela equipe de professores do Colégio Pinheiro do Paraná, Curitiba – Paraná, dentro do Curso do Pacto pelo Ensino Médio é uma contribuição valiosa para comprovar que está resistência tem diminuído, ou sendo extinta e que a vontade de modificar a realidade em busca da aprendizagem é o que move a educação e os educadores que enfrentam muitas dificuldades, mas que não param de lutar.
Para tanto o tema escolhido foi o Papiloma Vírus Humano (HPV), tema que vem sendo foco da saúde mundial, e que afeta nossos jovens, as famílias e a escola. Assim, o objetivo é contribuir com a saúde, e que está seja saudável, ou seja, sem contaminação e voltada para a prevenção de nossos jovens sobre o HPV.
Para tanto é necessário a integração da sociedade através das famílias e da saúde pública com a escola onde o conteúdo é inserido quando se trabalha as ciências naturais. Cabe ainda ressaltar que há como fazer a inserção do conteúdo de maneira contextualizada em todas as disciplinas.

2 METODOLOGIA

Em função da adequação idade/série dos jovens com o tema optou-se por trabalhar no Ensino Médio, assim como prevê o Caderno III. Entretanto em averiguação com os professores de todas as disciplinas a organização ficou da seguinte maneira:
 – Organização de série e conteúdo
Disciplina- Ano -Conteúdos- TEMPO/DURAÇÃO OU CRONOGRAMA
Biologia -  2ºano- Vírus -02 aulas
Física- 2ºano-  Física Médica- 02 aulas
Língua Portuguesa -2ºano- Texto Informativo: Folder -03 a 05 aulas
Língua Inglesa -2ºano Pesquisa com uso do laboratório Informática - 02 aulas
Matemática -2ºano- Estatística- 02 aulas

2.1 DESCRIÇÃO E ARTICULAÇÃO DE CONTEÚDOS

Para que haja a integração dos conteúdos com os alunos e com as disciplinas cada professor fez a descrição da forma e do contexto do trabalho no Ensino Médio.
2.1.1 Biologia

Na disciplina de Biologia é possível tratar do conteúdo dentro do contexto dos Vírus, visto que o HPV é ocasionado por um vírus e transmitido por vias sexuais. Assim, a contextualização sobre a contaminação, a transmissão, o tratamento e a prevenção são o aprendizado que os jovens necessitam ter sobre o vírus e a doença.
Cabe explanar também o contexto da saúde, de maneira geral através das campanhas de vacinação.
É possível explanar o tema nas próprias aulas ou em formato de palestras sobre a sexualidade. Para explanação do vírus HPV, serão trabalhadas imagens, que associem a doença/sintomas/ profilaxias/ cura e ou tratamento na forma de palestras com uso de material visual e multimídias. Diferenciação de Soros e vacinas, nas cura e prevenções desta patologia. 

2.1.2 Física

Os estudos em Física possibilitaram o avanço da medicina diagnóstica e intervencionista, surgindo assim o ramo que se denomina Física Médica. É um ramo de estudos multidisciplinar, que vale-se de conhecimentos físicos para sua direta aplicação na medicina, como: radioterapia e exames de ressonância magnética e ultrassom. Esses são altamente usados no diagnóstico e tratamento de HPV e câncer de colo de útero. Nesse contexto, os alunos podem estudar o funcionamento físico dessas técnicas, bem como os benefícios para a saúde proporcionados por elas. Tudo pode ser feito na forma de seminário para possibilitar a pesquisa, troca de ideias e consequentemente a conscientização.

2.1.3 Língua Portuguesa
Nas aulas de Língua Portuguesa, contextualizar as informações das aulas de Biologia e propor a elaboração de materiais para compartilhá-las com a comunidade, como forma de prevenção e qualidade de vida. Organizar os alunos em grupos de trabalhos para a confecção de cartazes e folderes. Avaliar o uso da linguagem adequada ao público, a articulação das informações e a criatividade na elaboração do layout. Destacar a importância social deste tipo de material, bem como os locais de divulgação e distribuição. A metodologia nesta atividade se dará na forma de: Pesquisa sobre o tema; organização e síntese das informações; desenho / layout; elaboração e função do folder; impressão, trabalhos em grupos, na biblioteca e na sala de aula.

2.1.4 Língua Inglesa
- Na Língua Inglesa trabalhar a leitura e estudo sobre o tema e a importância da conscientização. A metodologia aplicada se dará da seguinte forma: Pesquisa da origem das palavras; elaboração de vocabulário; leitura de textos abordando o assunto em inglês para compreensão do tema;
  Os Trabalhos serão realizados em grupos, na biblioteca, pesquisa no laboratório de informática e em sala de aula.

2.1.5 Matemática

Como os objetivos principais desse trabalho são informar e conscientizar, a estatística possibilita que se faça uma pesquisa e análise sobre o tema, tornando o aprendizado mais dinâmico. Primeiramente, é necessário preparar um questionário onde se abordem questões do tipo:
• Você sabe o que é HPV?
• Sabe como detectá-lo e preveni-lo?
• Conhece alguém que já teve em sua família?
Entre outras possíveis questões. Esse questionário seria respondido de forma anônima, pelos alunos dos 3 períodos do colégio. Após essa coleta de dados é possível fazer tabulação, gráficos no excel para melhor visualização do resultado da pesquisa e posterior divulgação. Por fim os resultados serão discutidos em sala.

3 RESULTADOS ESPERADOS

De maneira integrada, o objetivo não é de cada disciplina, e sim, da “Escola” enquanto entidade prestadora de conhecimentos. Espera-se que o processo de ensino-aprendizagem referido ao tema seja capaz de influenciar positivamente os educandos a sensibilizar-se ao conhecimento e prevenir-se do HPV, para que não haja contaminação, e também para os casos de educandos já contaminados, para que o conhecimento sobre as formas de tratamentos e medidas profiláticas sejam as mais eficientes possíveis.

4 CONSIDERAÇÕES:

5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de Professores do Ensino Médio, CIÊNCIAS DA NATUREZA. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Etapa II - Caderno III. Curitiba. 2014. Setor de Educação da UFPR 2014. 48 p.

Planejamento idealizado pelos cursistas , referente à Reflexão e Ação do caderno III, Ciências da Natureza, etapa2.

COLÉGIO ESTADUAL PINHEIRO DO PARANÁ - CURITIBA- PR
ORIENTADORA DE ESTUDOS : RENATA JARDIM
GRUPO: ANA LUIZA SAMPAIO LOURENÇO;ANA PAULA COELHO WEINHARDT;CIRINEU BOBKO;DANIELLE MANSANI FERREIRA;HALLEN A. F. SANTOS:LOURDES CIVIDINI CASSAROTTI;LUCIANE BATISTA;LUCIANE SZTOLTZ;MARCIA ELIZA ZANIN;MARIA HELENA LAURINDO;MONICA KARINA HANSELE;PAULO SERGIO DE FARIA;ROMULO BARBOZA ALVES;ROSELI BUDEL;ROSEMARY GOMES WELLNER;ROSICLEIA SEVERO;RUBENS RONDON KASSAR;SANDRO BENATO;SIDNÉIA GUIMARÃES CAMPOS;SILVIA REGINA LEBRE;VAGNA APARECIDA DA SILVA MUNHAO;