INTERDISCIPLINARIEDADE E EDUCAÇÃO ALIMENTAR INTEGRANDO CONHECIMENTOS.

Formação Continuada de Professores e Coordenadores Pedagógicos do Ensino Médio

 

PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR- PEDAGOGA TUTORA PRISCILA ALINE CARDOSO

Professores:

Elisângela Apolinari                      

Genésio Jandir  Freiberger       

Lucimara G. S. Ricardini              

Maraiza F. R. Pereira                   

Marcia Lidiane Pedroso              

Rosicler Barbato Pronsate         

Soni Mara Ochiliski Krüger        

 

Título da Prática: OBESIDADE, UM VILÃO DOS TEMPOS MODERNOS!

Nível de ensino: Ensino Médio

Justificativa: A obesidade é um grande problema de saúde da atualidade, especialmente na faixa etária dos nossos alunos, por isso trabalhar esse tema em sala de aula a partir de diferentes aspectos pode ser uma alternativa para conscientizar os estudantes sobre a importância de uma alimentação saudável.

Recursos didáticos: Serão utilizados como recursos didáticos a internet, como ferramenta de pesquisa; Datashow e Tv pendrive como multimeios, além de materiais de papelaria para as produções que serão feitas.

Referência: Além das Diretrizes Curriculares Estaduais, serão realizadas pesquisas, as referências das mesmas serão posteriormente apresentadas.

Para o desenvolvimento do projeto, pretende-se realizar os seguintes encaminhamentos.

BIOLOGIA

Abordando o cotidiano dos nossos alunos com um critério relativo a análise de desenvolvimento biológico, utilizar materiais de divulgação científica como:

- Documentários

- Artigos de revistas

- Jornais

- Manipulação genética

A partir desses materiais, realizar discussões acerca dos temas abordados.

 

HISTÓRIA

Através de textos e imagens, trabalhar os temas relacionados, apresentando a evolução de pensamento histórico dos padrões de beleza, confrontando o passado e o presente e a visão renascentista.

FILOSOFIA e SOCIOLOGIA

Debater e refletir acerca dos padrões impostos pela sociedade atual, a influência da mídia nos hábitos alimentares da juventude.

 

INGLÊS

Trazer aos alunos diversos textos, noticiários em Inglês, que falem sobre os diversos tipos de obesidade.

Pedir para que os alunos realizem a tradução e  leitura, para que posteriormente façam uma breve discussão salientando as causas da obesidade.

Explorar o gênero textual utilizando debates, visando melhorar o vocabulário e a pronúncia.

PORTUGUÊS

Propor aos alunos a prática da leitura de textos de diferentes gêneros sobre o mesmo tema

Realizar discussões e reflexões sobre:  tema, finalidade, intenções, intertextualidade, informatividade, situacionalidade, ideologias e socialização das idéias dos alunos sobre o texto.

Estimular a ampliação de leitura sobre o tema e o gênero e planejar a produção textual a partir: do tema, do interlocutor e do contexto de produção do gênero.

Conduzir na reescrita a uma reflexão dos elementos discursivos textuais, estruturais e normativos.

QUÍMICA

Apresentar a estrutura química das biomoléculas com o auxílio da TV Pendrive.

Relacionar os conteúdos de termoquímica com os diferentes alimentos da cadeia alimentar humana.

Realizar exercícios de cálculo do conteúdo calórico dos diferentes alimentos relacionando com o tempo necessário de exercícios físicos para queimar as calorias ingeridas.

 

ARTES

Representações do corpo, dos órgãos.

GEOGRAFIA

Levantamento de dados demográficos relacionados ao tema.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

Atividades esportivas para qualidade de vida.

FÍSICA

Corrida. O movimento.

 

MATEMÁTICA

Cálculos de IMC.