INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

INTERDISCIPLINARIDADE NO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO
Trabalho apresentado para a Orientadora de Estudos UFPR:
Priscila Aline Cardoso – Especialista em Gestão escolar

A interdisciplinaridade já vem sendo discutida há alguns anos, é representada por leis e diretrizes educacionais e de forma progressiva se materializa nos projetos escolares e planejamento dos professores. Segundo as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, “a interdisciplinaridade pressupõe a transferência de métodos de uma disciplina para outra. Ultrapassa-as, mas sua finalidade inscreve-se no estudo disciplinar.”
Atualmente, o currículo do ensino médio conta com doze disciplinas, e a interdisciplinaridade deve estar presente no cotidiano escolar. Segundo Carlos (2007), defende que a interdisciplinaridade no ensino médio torna-se natural diante do conhecimento, sem fragmentação e sem isolamento. O conhecimento abordado de maneira interdisciplinar favorece o aprendizado do aluno, e consequentemente diminui o desinteresse do mesmo.
Oliveira (2010) também é favorável, “a utilização da interdisciplinaridade como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento contribui para o aprendizado do aluno”.  Sendo assim, entende-se que é a interdisciplinaridade visa superar a fragmentação entre as disciplinas, fazendo com que estas dialoguem a fim de  encontrar e construir as respostas e os conhecimentos relevantes para aluno. 
Mas mesmo com muitos pontos positivos, a interdisciplinaridade enfrenta algumas dificuldades, e são essas que se tornam obstáculos aos professores e equipe pedagógica ou diretiva, Carlos (2007) cita a dificuldade de enfrentar barreiras da educação tradicional sedimentada, ousar experiências diferentes de costumes e hábitos, colaboração e parceria dos colegas de trabalho e pesquisas.
Esses obstáculos só poderão ser vencidos com a prática e ao longo do tempo a interdisciplinaridade se tornará algo comum e decorrente no cotidiano escolar e os obstáculos diminuirão consideravelmente.
Diante disto, é necessário compreender que conteúdos não devem ser trabalhados isoladamente, já que a relação entre as diferentes disciplinas, de maneira objetiva e clara, possibilita ao aluno a melhor compreensão do conceito a ser transmitido, fazendo com que este aprendizado seja de fato válido para a vida do estudante.

REFERÊNCIAS
CARLOS, Jairo Gonçalves. Interdisciplinaridade no Ensino Médio: desafios e potencialidades. 2007. Disponível em: http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/2961/1/2007_JairoGoncalvesCarl.... Acesso: 13/12/2014
OLIVEIRA, Emanuelle. Interdisciplinaridade. 2010. Disponível em:http://www.infoescola.com/pedagogia/interdisciplinaridade/. Acesso: 13/12/2014

Grupo:  AMAISE CHIME,  DILVANA ODY, JAINE STEFHANE ZADURSKI,JOSÊ CRISTINA FERNANDES,LEONARDO,LUÍS FERNANDO VEIGA,PEDRO CONEJO JUNIOR, ROSICLER GIANINE