Propostas e questionamentos de como levar o aluno da prática de seu cotidiano à teoria científica sistematizada nos levaram à reflexões relevantes nesta etapa de estudo.
As diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio orientam para que haja relação entre a totalidade e particularidade. As áreas de conhecimento na organização curricular, devem expressar o potencial de aglutinação, integração e interlocução de campos do saber, ampliando o diálogo e desconstruindo a escola rígida e fragmentada. O conteúdo dever ser relevante ao aluno, mas precisamos cuidar para que não se substitua a especifidade de cada componente curricular.
Observando as orientações das diretrizes, caminhamos para o modelo de Ensino integrado que tem como objetivo a formação humana integral: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Como aplicar essa integralidade?
Precisamos primeiramente definir o que significam esses fatores que criam a integridade.
-Trabalho é o que o ser humano produz para si, criando assim condições que precisa para existir.
-Cultura é o conjunto de ações transformadora do ser humano, então não existe pessoas sem cultura.
-Ciência e tecnologia são produções transformadoras humanidade de forma consciente.
Se o nosso aluno é esse agente integral, que participa de maneira inclusiva na dinâmica da sociedade, precisamos que o processo de ensino aprendizagem seja contextualizado e estimule a curiosidade, estabelecendo uma equivalência entre o saber cotidiano e o científico.
Assim sendo, se adotarmos um projeto curricular integrado haverá necessidade dos professores ser organizarem para que não haja simplificação dos processos de aprendizagem. Precisarão observar sugestões como as de Saviani (baseadas nas prática social, problematização, instrumentalização, catarse, prática social), para que realmente consigam fazer essa ruptura e sejam agentes de caráter transformador.
COLÉGIO ESTADUAL PINHEIRO DO PARANÁ - CURITIBA
ORIENTADORA DE ESTUDOS : RENATA JARDIM
GRUPO: ADRIANA PERALTA BARBOZA VIEIRA ;ANA CRISTINA GABRIEL DE ALMEIDA SOUZA;ANA LUIZA SAMPAIO LOURENÇO;CIRINEU BOBKO;DANIELLE MANSANI FERREIRA;JOAO VIANEI BRAGA;LOURDES CIVIDINI CASSAROTTI;LUCIANE BATISTA;LUCIANE SZTOLTZ;MARCIA ELIZA ZANIN;MARIA HELENA LAURINDO;MONICA KARINA HANSELE;PAULO SERGIO DE FARIA;PRISCILLA ABRÃO NG SCHIOCHET;ROMULO BARBOZA ALVES;ROSEMARY GOMES WELLNER;ROSICLEIA SEVERO;RUBENS RONDON KASSAR;SANDRO BENATO;SIDNÉIA GUIMARÃES CAMPOS;SILVIA REGINA LEBRE;VAGNA APARECIDA DA SILVA MUNHAO;