A Interdiciplinaridade como Necessidade e como Problema da Ciências Sociais

COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS - EFM
Município: Braganey                                                          NRE: Cascavel
Curso: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
Orientador de Estudos: CELESTINO DENARDIN
Professor Cursista: Adriano Moreira da Silva Junior
Temática II - Caderno II
                                                                                           Ciências Humanas
“Oculta na roupagem metafórica palpita a essência real” (helena  kolody)
               Com base nos debates, poderíamos adiantar  que trazendo para a temática da interdisciplinaridade estaria “OCULTA NA ROUPAGEM DISCIPLINAR A MANUTENÇÃO DA ESSÊNCIA DO REAL?”.
               Nossa proposta para essa wiki é realizar uma análise a cerca da interdisciplinariedade, tendo como base também a análise do artigo “A Interdisciplinaridade como NECESSIDADE e como PROBLEMA nas ciências Sociais” de autoria de  Gaudêncio Frigotto, publicado na Revista do Centro de Educação e Letras-UNIOESTE/Foz-2008. Além disso, também abordar e revisitar conceitos básicos de disciplina, interdisciplinaridade, bem como os conceitos de Materialismo Histórico Dialético, Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Historico-Cultural, que auxiliam no entendimento das ideias propostas e defendidas por Frigotto.
Temos, portanto, como proposta do citado artigo:
• Abordagem da interdisciplinaridade não apenas como método de investigação ou apenas como técnica didática
• Abordagem de que a interdisciplinaridade que consolida nos planos material histórico-cultural e epistemológico; e
• Explicitar os desafios para realização de um trabalho interdisciplinar;
Frigotto aborda aspectos da interdisciplinaridade esclarecendo que nas Ciências Sociais há uma necessidade desse trabalho e isso se impõe historicamente; e também como problema, pois é algo que se impõe como desafio. No entanto, antes de abordamos as principais contribuições de Frigotto do seu artigo, vamos apresentar alguns conceitos revistos pelo grupo e que contribuem para o melhor entendimento do trabalho com interdisciplinaridade, bem como contribui para o entendimento da proposta de Frigotto em seu artigo.
“Revisitando” Conceitos
• 1º O que é Interdisciplinaridade?
• Para se entender o termo interdisciplinaridade é necessário clareza do conceito de DISCIPLINA: que é a maneira de organizar e delimitar uma área de conhecimento. Ela representa um conjunto de estratégias, uma seleção de conhecimentos que são ordenados para apresentar ao aluno, com o apoio de um conjunto de procedimentos didáticos e metodológicos. A indefinição de interdisciplinaridade vem do equivoco desse conceito.
Nesse sentido, Interdisciplinaridade é Estabelecer uma relação de interação entre as disciplinas. Para um projeto interdisciplinar é necessário determinar o valor de cada disciplina, discute-se em nível teórico, suas estruturas e a intencionalidade de seu papel no currículo, nesse sentido a interdisciplinaridade é muito mais do que a simples integração de conteúdo. Portanto, para ocorrer a interdisciplinaridade não se trata de eliminar as disciplinas, mas torná-las COMUNICATIVAS ENTRE SI, concebê-las como PROCESSO HISTÓRICO E CULTURAL, como defende Frigotto . A proposta de Interdisciplinaridade é estabelecer ligações de complementaridade, convergência, interconexões e passagens entre os conhecimentos.
No processo histórico-Cultural, o currículo deve contemplar conteúdos estratégias de aprendizagem que capacitem o aluno para a vida em sociedade, para a atividade produtiva e experiências subjetivas, visando a integração dos conhecimentos.
As disciplinas como estão estruturadas só servirão para isolar os objetos do seu meio e isolar partes de um todo;
A educação deve romper com essas fragmentações para mostrar as correlações entre os saberes, e a complexidade da vida e dos problemas que hoje existem. Caso contrário, será sempre ineficiente e insuficiente para os cidadãos do futuro.
• 2º) Materialismo Histórico e Dialético, Psicologia Histórico-Cultural e pedagogia histórico-crítica
• Tanto a Pedagogia Histórico-Crítica(SAVIANI) como a Psicologia Histórico Cultural(Vigotski)
• têm como base filosófica o MATERIALISMO HISTÓRICO E DIALÉTICO((Marx)
• Por isso, vamos aos conceitos e ideias básicas de cada teoria:
• O Materialismo Histórico e Dialético procura apoio na ciência, para:VER O MUNDO COMO ELE REALMENTE É .
• Nesse sentido, segundo Frigotto a organização por Disciplina ocultaria esse “mundo real”, sendo que o trabalho Interdisciplinaridade se consolidaria com e no Materialismo Histórico Dialético.
Além disso, o Materialismo Histórico Dialético propõe a superação da exploração da força de trabalho e das desigualdades fixadas na sociedade capitalista; ainda que o homem se desenvolve na medida que interage com a natureza e modifica os meios de produção material. Essa teoria defende que é preciso conhecer a sociedade para trabalhar na superação das desigualdades sociais; salienta também que a essência é o Trabalho, visto que através dele o homem faz sua história, e essa história nada mais é do que as consequências e as mudanças geradas pelo homem sobre a natureza e sobre os próprios homens. E ao estudo das dinâmicas dessas mudanças chamamos de Dialética. Esta busca compreender as transformações e mudanças sociais, a partir da realidade em que aconteceram.
Enfim, o Materialismo Histórico e Dialético é um método de análise do desenvolvimento humano, levando em consideração que o homem se desenvolve à medida que age e transforma a natureza e neste processo também se modifica.
Passamos a realizar algumas considerações a respeito da Psicologia Histórico-Cultural
Vigotski, afirma que as formas superiores do comportamento consciente originam-se nas relações sociais do indivíduo com o mundo exterior, sendo o homem o principal responsável pela criação e transformação das relações sociais e culturais. Através da Dialética, Vigotski procurou investigar as mudanças do comportamento que ocorrem em devido à relação com o meio e contexto social.
• Portanto, na psicologia Histórico-Cultural, o aprendizado e o desenvolvido humano se dão pela interação com o meio e com o que foi historicamente produzido. Assim, não há como separar os estudos de Vigotski das abordagens de Marx, pois para ambos o homem é um ser social histórico e desenvolve-se a partir da interação com o meio social que está inserido.
Nesse sentido Frigotto afirma categoricamente que “A interdisciplinaridade se consolida no plano histórico-cultural e epistemológico”
• Na sequencia falaremos um pouco a respeito de uma tendência pedagógica abordada por Saviani que também se baseia no Materialismo Histórico Dialético, trata-se da Pedagogia Histórico Crítica.
• A partir dos anos 70, Saviani inicia o desenvolvimento sob os pressupostos filosóficos do materialismo histório-dialético. Isto é antes, não havia uma teoria educacional que levasse em consideração o ser humano como sujeito histórico, que aprende a partir da interação social com outros de sua espécie.
• A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA propõe um debate crítico, onde se leve em consideração às relações entre educação e condicionamentos sociais, de maneira que não se possa dissociar prática social de prática educativa. Sendo uma das crítcas de Frigotto o fato de o caráter disciplinar realizar essa dissociação, algo que seria superado pelo trabalho interdisciplinar.
• Dentro dessa concepção,  Pedagogia Histórico Critica, o objetivo da prática educativa é que o aluno compreenda o saber historicamente produzido pelo homem e que o homem não nasce sabendo, ele se torna homem conforme se apropria do que foi produzido pelas gerações que o antecederam. A educação é uma exigência do processo de trabalho e ao mesmo tempo ela é um processo de trabalho.
• Nesse sentido, ao se propor um trabalho pautado na PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRITICA caberia  a escola o saber elaborado, conhecimento cientifico e a cultura erudita.  Os saberes espontâneos e populares não devem ser de responsabilidade das instituições de ensino porque fazem parte da própria constituição do indivíduo. Dessa forma, é visível o aspecto materialista na teoria de Saviani, quando afirma, que a escola tem a ver com o problema da ciência, isto é, com os saberes sistematizados.
Realizada de forma breve a revisitação dos conceitos abordados até aqui, passaremos a apontar as principais considerações de Frigotto em seu artigo, objeto e base dessa wiki.
Frigortto, inicia apontando a interdisciplinaridade como NECESSIDADE nas: 
• “ Ciências Sociais, pois estas têm como objeto de conhecimento a compreensão e explicitação da produção da existência social dos homens, não há razões de ordem ontológica e epistemológica para cindir autonomamente esta ou aquela prática social. A necessidade da interdisciplinaridade na produção do conhecimento funda-se no caráter dialético da realidade social que é, ao mesmo tempo una e diversa.”
• A interdisciplinaridade como NECESSIDADE, segundo Frigotto, impõe a complexa tarefa de distinguir os limites entre:
• Sujeitos que investigam do objeto investigado;
• Se o processo de conhecimento nos impõe a delimitação de determinado problema isto não significa que tenhamos que abandonar as múltiplas determinações que o constituem. É nesse sentido que mesmo delimitado um ato teima em não perder o tecido da totalidade de que faz parte indissociável. Essa totalidade concreta não é tudo, nem é a busca pelo princípio fundador de tudo. Investigar dentre da concepção de totalidade significa: “Buscar explicitar as múltiplas determinações e mediações históricas que o constitui. Fazer análise histórica dos fatos, é empreender um esforço de saturar as categorias de conteúdos dados pela especificidade de uma determinada realidade. Para tanto temos que romper com a fragmentação e o reducionismo estruturalista”
• Nesse processo de elaboração, as categorias teóricas, os conceitos se constituem nas ferramentas indispensáveis, mas não suficientes e nem estáticas, da apreensão das determinações que nos permitem penetrar no tecido mais profundo que constitui a realidade investigada. Nesse processo as categorias, para não perderem a sua historicidade, necessitam serem reconstruídas e saturadas com as especificidades dadas pela realidade investigada. Saturar as especificidades dadas pela realidade investigada; sendo possível abordar o objeto investigado nas dimensões: A)Conceitual/Cientifica; B)Legal;  C)Cultural; D)Política;  E)Educacional; F)Prática;
• Na segunda parte de seu artigo, Frigotto aborda a Interdisciplinaridade como PROBLEMA , destacando os LIMITES DO SUJEITO QUE BUSCA CONSTRUIR O CONHECIMENTO DE UMA DETERMINADA REALIDADE e  a COMPLEXIDADE DESTA REALIDADE E SEU CARÁTER HISTÓRICO
• De um lado, em relação ao sujeito:  “O processo de conhecimento implica uma ação ativa, uma elaboração, um trabalho de construção por parte do sujeito que pretende aprofundar a compreensão dos fatos.  E enfrenta os limites que se apresentam no plano da formação.”
• Do outro lado, em relação ao objeto investigado: “Quando há o esforço para se conhecer determinado aspecto ou fato das múltiplas práticas e relações sociais, percebemos que de mediata ou imediatamente o sujeito que busca conhecer este aspecto da realidade está nela implicado. Nas sociedades cindidas em classes ou grupos antagônicos, esta determinação assume importância crucial para o conhecimento interdisciplinar.”
• Salienta que as determinações histórico-materiais e culturais, talvez, sejam as que menos são consideradas tanto na produção do conhecimento quanto na socialização e justamente as que mais impõe limites.
• As determinações históricas tem se construído sob as relações de dominação, exclusão e alienação mediante a cisão dos homens em classes ou grupos sociais. Isso limita o desenvolvimento humano, uma vez que, dessas relações se explicitam necessariamente no plano da consciência, das representações e concepções da realidade.
• A produção e a divulgação do conhecimento não se faz alheia aos conflitos, antagonismos e relações de forças que se estabelecem  entre as classes ou grupos sociais.
• E por fim, apresenta desafios para a efetivação de um trabalho interdisciplinar:
• A)Inventário crítico da matriz cultural e intelectual dominante na sociedade;
• Desenvolvemos um cultura que escamoteia sistematicamente o conflito, e as crises, embora a sociedade viva em profundo conflito e crise. Faz-se apologia ao consenso, à conciliação e à harmonia.
• Condição prévia de um trabalho interdisciplinar é de que as concepções de realidade, conhecimento e os pressupostos e categorias de análise sejam criticamente explicitados.
E ao finalizarmos, gostaríamos de relembrar uma proposta de Plano de aula, pautada na perspectiva da Pedagogia Histórico Critica, tendo como exemplo de possibilidade de abordagem e aplicabilidade da interdisciplinaridade pautada no caráter Histórico Cultural e Epistemológico.
• Plano de aula segundo Saviani Pedagogia Historico Critica
• 1º Momento:  Prática Social( Senso Comum)
• Como é “vendido nos livros”? e na realidade?
• 2º Momento: Problematização(Questões que precisam ser resolvidas e que conhecimentos é preciso dominar para resolver estes problemas);
• O que se sabe é realmente a realidade? Como desvendá-la; a história que se apresenta tem qual ponto de vista?
• Plano de aula segundo Saviani Pedagogia Historico Critica
• 3º Momento: Instrumentalização(Apropriação dos instrumentos teóricos e práticos necessários à solução dos problemas que dependem da transmissão do conhecimento histórico produzido e preservado
• Papel do professor para selecionar os mecanismos científicos da disciplina e de outras áreas para realizar a adequada investigação do objeto estudado.
• 4º Momento: a catarse(é a efetiva incorporação dos instrumentos culturais e a forma de entender o conhecimento transmitido/proposto;
• Efetivação do aprendizado!!!!!!
• Plano de aula segundo Saviani Pedagogia Historico Critica
• 5º Momento: a prática social(os alunos atingem uma compreensão que supostamente já se encontra o professor no ponto de partida;
• Emancipação Humana, tenho consciência do fato social em várias dimensões: Político, científico, cultural, legal, educacional,etc
Muito bem, ao concluirmos por hora a presente wiki, acreditamos que a paráfrase do poema de Helena Kolody pode ser melhor lida, ou seja, “OCULTA NA ROUPAGEM DISCIPLINAR MANTEM-SE OCULTA A ESSÊNCIA DO REAL”.  E a busca por essa essência e por um ensino médio realmente significativo e REAL está em nosso anseio.
Bibliografia
FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais” de autoria de  Gaudêncio Frigotto, publicado na Revista do Centro de Educação e Letras-UNIOESTE/Foz-2008.
PEREIRA, João Junior Bonfim Joia & FRANCIOLI, Fatima Aparecida de Souza. "Materialismo histórico-dialético: contribuições para a teoria historico-cultural e a pedagogia histórico critica, GERMINAL, londrina, 2011.