Centro Estadual de Educação Profissional de Curitiba.
Atividade em grupo referente a Etapa 2 - Caderno 3
Equipe: Alessandra Carpen Schultz
Clayton
João Almir
Ivone Busato
Questões:
1 .Como articular os conhecimentos aos interesses dos jovens que hoje chegam a escola?
2. Como superarmos as lógicas propedêuticas e pragmáticas por meio das quais o Ensino Médio tem sido historicamente organizado?
3. Quais conhecimentos da área de Ciências da Natureza podem contribuir na formação humana integral dos sujeitos do Ensino Médio?
4. Como abordaremos em nossas escolas esses conhecimentos, garantindo aos jovens o direito de aprendê-los?
Com o passar dos anos o perfil dos estudantes vem mudando, por isso, há a necessidade de se conhecer quem é meu aluno, levantar seus interesses, seus anseios, seus vícios, suas realidades e seus conhecimentos prévios. Depois dessa “descoberta” é possível planejar aulas que partam de situações reais, que deem subsídios para que o estudante possa encontrar possíveis soluções para os problemas abordados embasado nos conhecimentos científicos que foram construídos e resignificados.
Mas, para atender este estudante de forma integral é necessário que o planejamento seja realizado de forma articulada e integrada com as outras disciplinas que compõem o currículo, também é necessário que as disciplinas dialoguem permitindo que o estudante supere a visão utilitarista do conhecimento.
Mas, não basta simplesmente conhecer as novas práticas é necessário incorporá-las, também se faz necessário uma mudança na formação dos profissionais da educação, pois, há muitas deficiências nesta formação que necessitam ser corrigidas com urgência.
O ser humano é um ser físico, químico e biológico, assim os conhecimentos destas áreas contribuem para sua formação humana integral, estes conhecimentos devem ser disponibilizados através de um planejamento integrado, com aulas dinâmicas, utilizando-se as mídias disponíveis e integrando os conhecimentos teóricos as aulas práticas.