INTEGRAR A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA COM OS DEMAIS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO

CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ATIVIDADE EM GRUPO ETAPA 2 -CADERNO Nº: 03

INTEGRANTES PARA DISCUSSÃO:

1) Antônio Carlos de Paula Brandão

2) Antônio Carlos Gonçalves

3) Cristina Sanine Ponich

4) Claudenize Pontes da Silva Leal

5) Eleni Aaprecida da Silva

6) João Carlos de Carvalho

O ponto de partida para articular os conhecimentos aos interesses dos jovens é levantar o perfil da turma, assim será possível fazer um diagnóstico sobre os interesses e conhecimentos prévios dos mesmos. A partir disto será possível definir os objetivos e elaborar um planejamento dentro da realidade do aluno.

Este planejamento deve ser feito de forma articulada e integrada com as demais disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste momento, é importante levar em consideração que as ciências da natureza fazem parte da vida e a vida faz parte do homem enquanto ser pensante e possível transformador da realidade.

Para garantir que os jovens se apropriem do conhecimento, o professor deve fazer uso de ferramentas ou metodologias que despertem o interesse e a curiosidade neles. O uso de atividades práticas, simulações, debates, pesquisas, seminários, etc., são práticas pedagógicas válidas para atingir este objetivo.