CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE CURITIBA
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO ATIVIDADE EM GRUPO ETAPA 2 -CADERNO Nº: 03
INTEGRANTES PARA DISCUSSÃO:
1) Antônio Carlos de Paula Brandão
2) Antônio Carlos Gonçalves
3) Cristina Sanine Ponich
4) Claudenize Pontes da Silva Leal
5) Eleni Aaprecida da Silva
6) João Carlos de Carvalho
O ponto de partida para articular os conhecimentos aos interesses dos jovens é levantar o perfil da turma, assim será possível fazer um diagnóstico sobre os interesses e conhecimentos prévios dos mesmos. A partir disto será possível definir os objetivos e elaborar um planejamento dentro da realidade do aluno.
Este planejamento deve ser feito de forma articulada e integrada com as demais disciplinas que compõem o currículo escolar. Neste momento, é importante levar em consideração que as ciências da natureza fazem parte da vida e a vida faz parte do homem enquanto ser pensante e possível transformador da realidade.
Para garantir que os jovens se apropriem do conhecimento, o professor deve fazer uso de ferramentas ou metodologias que despertem o interesse e a curiosidade neles. O uso de atividades práticas, simulações, debates, pesquisas, seminários, etc., são práticas pedagógicas válidas para atingir este objetivo.