A integração das disciplinas com as relações de trabalho, cultura, ciências e tecnologias pode ocorrer com os diversos campos das ciências humanas, pois se completam, são dependentes e ajudam a escola a conversar com os indivíduos, alunos, sobre a construção do sujeito de forma integral. Sempre levando em consideração a diversidade dos sujeitos no contexto escolar e social.
A tecnologia deve promover a emancipação do sujeito. As ciências humanas promovem a reflexão sobre a inserção das tecnologias na sociedade, bem como a utilização destas no dia-a-dia. A formação do indivíduo de forma integral, relaciona-se a tecnologia como matriz relacional, de capital e trabalho, o aluno a partir do momento que, entra em contato com as tecnologias, faz leituras e consegue refletir sobre as mesmas, em seu cotidiano, de forma mais clara, pois dessa forma tem a oportunidade de originar um olhar de todo contexto social, objetivando conhecimento de mundo.
As ciências humanas devem articular a leitura crítica da realidade do aluno, a partir das teorias clássicas. É importante a inclusão de temas contemporâneos no ensino, pois auxiliam os alunos na compreensão da realidade. Os temas devem ser abordados de forma contextualizada e inseridas nos currículos.
Uma dificuldade para tais reflexões é a carga horária reduzida das disciplinas, bem como o acesso dos alunos as novas tecnologias. Ainda se observa que nem todos os alunos entraram em contato com os avanços tecnológicos.