SIS MÉDIO
Turma: Colégio Estadual Eron Domingues
Tutora: Neiva Maria Fritzen
Cursistas: Vera Lucia Greco Syperreck; Judite Veranisa Schmitt; Ivanete Barbosa; Cleber Engster ; Dorotea Barbosa Krummenauer ; Daniela Juliani K. Follmann; Maristela Lucia Dupond .
EMDiálogo: Texto temática IV- Integração Curricular
As Diretrizes Curriculares do Ensino Médio propõem preparar os educandos para o trabalho e para a cidadania, possibilitando uma compreensão para os fundamentos científicos e tecnológicos e dos processos produtivos relacionando a teoria com a prática para que o educando possa participar de maneira inclusiva na dinâmica da sociedade.
Para tanto a universalização do Ensino Médio necessita ocorrer através da inclusão das juventudes, oportunizadas por meio de reflexões sobre os sentidos e as relações entre conhecimento escolar e os sujeitos do ensino médio, tendo em vista as dimensões da formação humana integral - a ciência, cultura, o trabalho e a tecnologia.
Necessitamos para isso, superar a fragmentação e compartimentação dos conhecimentos e precisa-se ter Integração Curricular para haver melhorias dos processos de ensino e aprendizagem em vista de uma melhor compreensão da realidade e dos conteúdos culturais.
Devemos ter foco no Ensino Integrado: trabalho, ciência, tecnologia e cultura. O trabalho como principio educativo e a pesquisa como principio pedagógico. No trabalho pedagógico integrado, o método de ensino, deve restabelecer as relações dinâmicas e entre os conceitos, reconstituindo-se. O Currículo Integrado organiza o conhecimento e desenvolve o processo de ensino aprendizagem de forma que os conceitos sejam aprendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar e compreender.
A Interdisciplinaridade também deve-se se fazer presente e ser entendida como a reconstituição da totalidade pela relação entre os conceitos originados a partir de recortes da realidade, dos diversos campos da ciência representado em disciplinas, possibilitando a compreensão do significado dos conceitos, das razões e métodos onde se conhece o real e apropria-se.
Necessitamos compreender que a educação necessita alcançar o trabalho como principio educativo, que o ser humano é produto de sua realidade e por isso, se apropria dela e pode transformá-la. Tornamo-nos sujeito de nossa historia e de nosso conhecimento.
A pesquisa como principio pedagógico, contribui para a construção da autonomia intelectual do educando e para uma formação orientada pela busca de compreensão e soluções para as questões teóricas e práticas da vida cotidiana dos sujeitos trabalhadores, formando pessoas para produzirem nossos conhecimentos, compreendendo e transformando o mundo em que se vive, instigando a curiosidade do mundo que o cerca.
Uma proposta estruturada deve comprometer-se com as possibilidades de intervenção e melhoria da realidade social, econômica e cultural da região. O desafio é ultrapassar a escola como espaço cultural curricular, estendendo o planejamento e as práticas para incluir manifestações culturais, projetos e processos sócios na experiência escolar, de intervenção e de cooperação em torno da construção do conhecimento. Currículo Integrado se desenvolvendo de acordo com o método de SAVIANI (2005) que compreende etapas como: prática social, problematização, instrumentalização, catarse, pratica social.
Para isso necessitamos articular experiências e conhecimento científicos construindo coletivamente novos conhecimentos, promovendo respeito mútuo a diversidade de gênero, etnias e cultura, com materiais pedagógicos coerentes com perspectivas epistemológicas e pedagógicas adotadas, permitindo medições com a realidade concreta, contribuindo para a formação critica, sobre as relações sociais, econômicas, culturais e politicas, se constituindo em espaço permanente de troca, avaliação e produção de conhecimentos.