Integração curricular

Segundo a Temática lV da SEED, as DCNEM, em seu Artigo 8°, indicam uma organização curricular por meio de áreas do conhecimento e definem que o currículo deve contemplar as áreas de conhecimentos, a partir de metodologias de ensino caracterizadas pela contextualização e pela interdisciplinaridade.

Por outro lado as DCE reforçam a importância das disciplinas de tradição curricular, contrapondo-se ao modelo de organização curricular por áreas de conhecimento. Apesar dessa divergência, embora com concepções distintas das apresentadas nas DCNEM, a contextualização e a interdisciplinaridade são abordadas nas DCE como possibilidade de diálogo entre as diferentes disciplinas curriculares, o que vem a ser a mesma forma de organização, porém utilizando nomenclaturas diferentes.

Diante da necessidade premente de repensar o Ensino Médio, conforme movimento iniciado pelo processo de redesenho curricular proposto para essa etapa de ensino, por meio de política pública instituída pelo ProEMI, torna-se fundamental o estudo dos documentos de diretrizes citados e a discussão das possibilidades de organização curricular para o Ensino Médio, tendo em vista a necessidade do aumento da qualidade de ensino da Educação Básica no estado do Paraná e a reversão dos altos índices de abandono e evasão nessa etapa de ensino. Mais acentuados no período noturno, por uma série de motivos, os quais podem ser identificados em outras atividades já realizadas.

Somando-se a essa necessidade e com o objetivo de contribuir com a discussão curricular, na segunda etapa da Formação Continuada para os Professores do Ensino Médio serão apresentados os eixos epistemológicos e eixos metodológicos. Os eixos epistemológicos tratam da leitura e da problematização como uma forma de potencializar os processos de ensino e aprendizagem. Já os eixos metodológicos  possibilitam a Iniciação Científica e as Tecnologias, Mídias e Comunicação como estratégias de ensino nas práticas pedagógicas.

Diante do relato acima, a análise da atual situação do Ensino Médio, como do Ensino num todo,  passa ser de fundamental importância, da necessidade do envolvimento de todos os seguimentos da educação, começando pela base que são todos os professores, os quais estão na linha de frente da educação, uma vez, presentes em sala de aula. Esses precisam da constante discussão, estudo e reflexão, sobre as ações desenvolvidas no processo ensino aprendizagem. Sem o comprometimento, o envolvimento de todos os colegas professores, não existe possibilidade alguma, de um redesenho curricular acontecer de forma coerente e eficaz,  pois estaremos sempre recomeçando, sem a segurança e firmeza de enfrentar todas as mudanças propostas, por qualquer governo. Em seguida, precisamos do amparo e igual envolvimento,  da Equipe Pedagógica, da Direção e os demais profissionais atuantes na escola.

Partindo do princípio que o foco , o mais importante da escola é o educando, todas as ações, pensadas e realizadas terão como objetivo principal o aluno, o que nem sempre acontece. Do mais simples ato dos Agentes educacionais, até o simples reparo estrutural da escola,  interfere no andamento das ações em sala de aula, no entanto o peso, a responsabilidade de sala, recai sempre no professor, como se os demais profissionais atuantes nos departamentos escolares não tivessem compromisso com o educando.

Numa visão mais atenta ao ensino aprendizagem, a escola é pensada, organizada e direcionada, para o educando,  para um melhor andamento do ensino, possibilitando e criando ambiente que facilite e contribua para a melhoria do ensino. Todos os índices de avanços e retrocessos, são responsabilidades de todos, o professor está na linha de frente, Como já foi citado, envolvido diretamente com o aluno, mas não é o único responsável pelos resultados.

Segundo o que temos visto, precisa-se refletir sobre as principais metas  da DCNEM, que é a formação do aluno dentro de  uma perspectiva crítica, autônoma e capaz de dar continuidade a sua preparação para atuar de forma cidadã no mundo do trabalho da tecnologia e das ciências, Capaz de relacionar a teoria com a prática. Precisa se de uma organização gestora que viabiliza, coordena e discuta metas que envolvam todos os seguimentos da escola para que essas metas sejam  cumpridas. Teremos assim, um avanço significativo na formação integral do aluno.

Daí a necessidade das disciplinas escolares buscar a fonte geradora do conhecimento , a historicidade, a contextualização, e não ficar apenas no conteúdo pelo conteúdo.

Dentro das especificidades podemos abordar como exemplo as Ciências Humanas, que tem como objeto de estudo o homem social e cultural dentro de um determinado tempo e espaço, porém os desdobramentos das disciplinas, acontecem  de formas desconectadas, toma para si recortes com objetos de estudos e compreensões diferentes,  o que dificulta para o aluno fazer ligação entre as disciplinas e a compreensão geral da unidade estudada.

Portanto, devido a dificuldade do aluno para fazer a relação entre os conteúdos disciplinares e também como  relacioná-los com sua  vida cotidiana, fica evidente a  importância da reorganização curricular, num agrupamento  por área de conhecimento e  num diálogo constante entre as áreas. onde se identifica o objeto comum  entre as disciplinas e uma conversação e articulação entre as áreas para se entender o todo da unidade.

Nosso trabalho em sala de aula deverá partir sempre do senso comum, em seguida da problematização, buscando a contextualização  histórica da temática trabalhada , a  pesquisa científica entra aí, como metodologia de ensino aprendizagem, o papel do professor nessa etapa é de articulador, facilitador da compreensão e formação de conceitos por parte dos alunos,  dando assim  condições de autonomia para  que cresçam como pesquisadores, compreendam a importância de cada unidade estudada e façam a comparação e ligação com as demais disciplinas curriculares e com sua vida cotidiana, havendo assim o sentido prático do que o aluno esteja estudando.

Ana Queiroz, Set 2014

Fontes:

Caderno lV do Mec

Temática lV da SEED

Vídeos propostos para a temática lV, Áreas de Conhecimento e Integração Curricular