INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DR. CAETANO MUNHOZ DA ROCHA - Reflexão e Ação 3 - Caderno 5 - Conselho Escolar

INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO “DR. CAETANO MUNHOZ DA ROCHA”

• ORIENTADORA:
Andreia Maria Digiovanni Frumento
• CURSISTAS:
Amanda Gondro Celestino
Carolina Casimira Molina
Everly Lilian Domingues
Jurema Aparecida Matuichuk
Soraya Geremias Ribeiro

REFLEXÃO E AÇÃO 3 – CADERNO 5
Caso sua escola não tenha constituído o Conselho Escolar, tente conseguir uma cópia das normas produzidas pela Secretaria da Educação ou pelo Conselho de Educação do Estado onde está instalada sua escola para a instalação e funcionamento dos Conselhos Escolares.
Proponha a um grupo de colegas a leitura dessas normas e, particularmente, as que se referem aos objetivos do Conselho e aos direitos e deveres dos conselheiros. Em função disso, deliberem sobre a realização de reuniões com os demais professores e com a direção, tendo em vista a instalação do Conselho em sua escola.
Caso a escola já tenha um Conselho instalado, combine com seu grupo a conversa com membros dele, tendo em vista:
a) levantar decisões tomadas;
b) comparar tais decisões com a prática existente na escola;
c) verificar se as decisões foram tomadas democraticamente.
Verifique também se há estratégias de comunicação entre os representantes e seus representados.

Após estudos sobre o caderno 5, sobretudo o capítulo 3, que se refere ao Conselho Escolar,  pudemos refletir sobre a composição do mesmo. O Conselho Escolar é composto de gestores da escola, professores, funcionários, alunos, pais de alunos e representantes da comunidade  e, por isso, é citado como exemplo de democratização da gestão.
A pergunta que precisa ser respondida é se o Conselho Escolar é uma garantia da democracia. Deve-se considerar também que mesmo que a escola proponha instituir o Conselho Escolar em moldes democráticos, usando de sua autonomia relativa e tendo em vista a participação de todos os usuários nas discussões e deliberações, como coletivo, ainda assim são necessárias precauções, pois não é a composição em si que define o caráter democrático das deliberações, mas sim o processo por meio do qual as decisões são tomadas.
Verificou-se, portanto, a necessidade de se levantar dados referentes ao conhecimento de pais, professores, alunos e funcionários sobre o Conselho Escolar. A comunidade foi entrevistada com o objetivo de obter subsídios para a construção de gráficos. Por estes gráficos seriam levantados dados estatísticos comparativos que nos mostrassem a realidade quanto ao conhecimento do Conselho Escolar.
As perguntas foram elaboradas pelos cursistas e as entrevistas foram divididas entre eles. Cada grupo ficou responsável por determinado segmento da comunidade escolar, isto é, professores e funcionários, pais e alunos.
As entrevistas foram aplicadas a 214 pessoas do Instituto Estadual de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, nos períodos matutino, vespertino e noturno, entre os dias 08 e 20 de novembro de 2014. Todos os entrevistados fazem parte da comunidade escolar.
Através das entrevistas pudemos constatar que a maioria dos entrevistados, ou não conheciam o Conselho Escolar, ou não sabiam qual sua finalidade para o colégio.
Diante dessa realidade, compreendemos a importância de, a partir do início do próximo ano, desenvolver um trabalho de conscientização quanto à importância do Conselho Escolar, em todos os âmbitos, em benefício de toda a comunidade.
Abaixo apresentamos os questionamentos e os resultados estatísticos elaborados graficamente.

1. Você sabe como é composto o Conselho Escolar?
2. Você sabe quem é seu representante no Conselho Escolar?
3. Você sabe que o Conselho Escolar é concebido, enquanto um instrumento de gestão colegiada e de participação da comunidade escolar, numa perspectiva de democratização da escola pública, constituindo-se como ÓRGÃO MÁXIMO DE DIREÇÃO DO ESTABELECIMENTO DE ENSINO?
4. Você sabe quais decisões o Conselho Escolar tomou em 2014?
5. Essas decisões eram prioritárias?
6. Você participou de reuniões de consulta com seu representante do Conselho Escolar para as tomadas de decisões?
7. Existem estratégias de comunicação dos representantes?
8. Existem estratégias de comunicação dos representados?
Entrevista com a Comunidade Escolar sobre CONSELHO ESCOLAR