Formação de Professores do Ensino Médio
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.
A inserção de Blogs como instrumento interdisciplinar na educação.
Componentes:
Jailma Eduardo de Sousa
AdenildoTexeira de Araújo
Carlos José da Silva Pinto
Francisco de Assis Juvito
Natália Erika Laurentino Barbosa
Francisco Erivaldo R. de Sousa
Diamante - PB
2014
Introdução:
Com os estudos feitos nos encontros do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio, nos fez refletir sobre o papel decisivo do planeja e executar atividades que levem conhecimentos significativos para os alunos do Ensino Médio. Para acompanhar a esta nova geração a escola precisa se renovar, professores quecontinuam usando as mesmas técnicas das aulas de décadas atrás não despertam o interesse dos jovens pelo estudo. Considerando o interesse que os jovens têm demonstrado pelas novas tecnologias, chegou a hora de incorporá-las ao ensino, pois a escola tem o papel de preparam o jovem para a realidade da sociedade atual, os professores precisam assumir a função de mediadores nesse processo e promover o uso das tecnologias a favor de aprendizagem.
Os alunos desta nova geração estão o tempo todo interagindo com seus colegas e amigos por meio das redes sociais, considerando essa realidade de vida dos alunos, a escola precisa estar presente em ambientes virtuais de aprendizagem como os blogs, buscando a participação dos alunos e estando presente da forma que eles estão usando para se relacionar com o mundo.
A escola pode e deve aproveitar o potencial da internet para uso educativo. Esse ártico em como principal objetivo avaliar as possibilidades de utilização de blogs como recurso didático, tornando-os forma de estimular o interesse pelo estudo, inovando a prática pedagógica e promovendo a interação e socialização dos saberes em diferentes áreas como: matemática, Língua Portuguesas, Biologia, História, Geografia.Visandopromover o uso de blogs nas respectivas disciplinas, utilizando esse ambiente virtual de aprendizagem como ferramenta educacional de interação entre alunos e professor, que desperta o interesse dos alunos e incentivar a aprendizagem.
Desenvolvimento:
O presente artigo será realizada em 4 (quatro) etapas: Aulas Teóricas, Aulas práticas, Introdução a disciplina específica e Apresentação dos resultados.
1º etapa “Aulas Teóricas”: As atividades teóricas serão realizadas com a utilização de recursos de multimídias como computadorconectado a TV de 42”, caixa acústica e Internet, e nela serão apresentados vídeos, tutoriais e slide. Nesta aulas serão apresentada vídeos sobre a importância da informação , a evolução dos meios de informação, o poder da informação, o papel da internet no século XXI. Serão abertos espaços para debates e apresentações de pesquisas feitas espontaneamente pelos alunos. Nestas aulas também será mostrado um dos provedores de blogs gratuitos: o Blogger, que será ensinado através de aulas expositivas explicativas como criar uma Conta Blogger e moderar um Blog.
2ª etapa “Aulas práticas”: A prática e dos conceitos e conhecimento adquiridos nas aulas teóricas/discursivas será realizada em sala de aula: Alunos desenvolverão blogs (um para cada turma), onde eles terão que configurá-los e fazer postagens. Desafios serão lançados para que os alunos demonstrem seu conhecimento e habilidades adquiridos, eles terão a oportunidade de trabalhar com hipertextos, Imagens e vídeos. Serão divulgados os endereços dos blogs para que toda a comunidade escolar possa acompanhar todo o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento.
3ª etapa: Introdução a disciplina específica: Neste momento o professores de disciplinas desafiarão os alunos a elaborarem postarem artigos de pesquisas e análises. Para a disciplina de Matemática será feita um questionário de opinião publica para uma enquete. Após recolherem os dados serão exibidos os resultados em gráficos e tabelas.
4ª etapa “Apresentação dos resultados”: Os blogs construídos pelos alunos serão apresentas em plenária na Feira do Conhecimento organizada pela Escola Estadual Professora Adilina de Sousa Diniz que convidará outras escolas para prestigiar alguns dos projetos realizados na mesma. Será organizada uma sala temática, onde alguns alunos demostrarão através de vídeos e slides um pequeno resumo do que aprenderam e seus blogs.
Considerações Finais:
No mundo atual, onde as TICs faz parte da vida dos nossos jovens, é imprescindível para as escolas trazerem estas ferramentas para sala de aula, assim tornando as aulas mais agradáveis, construtivase com maiores resultados. Através da deste artigo pudemos perceber, mais uma vez, que é possível usar a ferramenta blog e outros, como “parceiros” e incentivadores dos estudos, como uma nova modalidade de estudo, também podendo ser utilizada para exibir os trabalhos escolares ao mundo. O professor que usa TICs busca superar práticas antigas, inserindo a informática como uma importante ferramenta tecnológica para a construção do conhecimento.
A proposta é utilizar o blog como recurso didático, inova a prática pedagógica e promove o uso educativo das mídias digitais, assim preparando os estudantes a enfrentarem a realidade do nosso século mais preparados, conscientes e participativos.
Referências Bibliográficas
PRETTO, Nelson de Luca. Estudo errado: educação em tempos de pósmodernidade in Globalização e Educação. (Org.) Porto Alegre: Editora Unijuí, 1999, pp 98-114.
POLATO, Amanda. A Tecnologia que ajuda a ensinar. Revista Nova Escola. São Paulo: Ed. Abril, ano XXIV, nº 223, p. 50-58, jun/jul. 2009.
___. Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula. Revista Nov