Inscrições para o ProUni terminam nesta quarta-feira

Terminam nesta quarta-feira as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos tem até as 23h59min para acessar o site e fazer a inscrição. Nesta edição, serão mais de 115 mil bolsas em mais de 22 mil cursos, em 943 instituições. O aumento no número de bolsas é de 28% em relação à mesma edição do programa, em 2013.

O ProUni oferece bolsas de estudos integrais e parciais (em que o estudante paga 50% da mensalidade) em instituições particulares, que ofereçam cursos de graduação e sequenciais de formação específica. Podem fazer a inscrição alunos que estudaram o ensino médio na rede pública, ou como bolsista em rede particular. A seleção ocorre duas vezes por ano.

Para realizar a inscrição, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013, e obtido no mínimo 450 pontos na média das notas — a nota da redação deve ser superior a zero. No momento da inscrição, será necessário informar o número seus cadastros no Enem, além do CPF.

As bolsas integrais são para estudantes com renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para bolsas parciais, a renda deve ser de até três salários mínimos para cada um da família. Professores da rede pública em exercício do magistério de educação básica estão dispensados dos requisitos de renda para bolsas em cursos de licenciatura.

Número de inscrições

O prazo de inscrição desta edição foi reduzido de cinco, para três dias. Mesmo assim, segundo o Ministério da Educação, o número de inscritos até a noite de terça-feira se aproximava do total do ano passado e ultrapassava o segundo dia de inscrição. Até as 19h de terça eram 418,8 mil candidatos — quase três vezes mais inscritos em comparação ao segundo dia de 2013, que contabilizava quase 145 mil. O total de inscrições no ano passado foi de 437 mil.

Cronograma

As inscrições foram do dia 9 ao dia 11 de junho. No dia 15 deste mês sai o resultado da primeira chamada, e a comprovação das informações pode ser feita do dia 16 ao dia 24.

O resultado da segunda chamada será divulgado no dia 4 de julho. A comprovação das informações será feita do dia 4 ao dia 11.

A adesão à lista de espera acontece nos dias 21 e 22 de julho e a compração dos dados dos candidatos da lista nos dias 29 e 30 do próximo mês.