Inovação, criatividade e empreendorismo

Livro Caderno IV
Inovação – Criatividade – Empreendedorismo
A tendência é modernizar, pois, no ensino médio mais atualizado, onde estão unidos os aspectos diversos, a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia. Podemos citar um exemplo de pesquisa do ensino superior com projetos desenvolvidos na intratransversalidade que é a Une América. Buscando uma visão de educação, onde o foco deverá ser o conhecimento acadêmico e o conhecimento para a cultura do trabalho, que historicamente sempre foi separado.
Hoje, estamos verificando uma lenta porém dinâmica evolução nesse aspecto educativo. No último conselho de classe, em nosso colégio “Bento Munhoz da Rocha Neto”, utilizando as informações de um pré-conselho feito anteriormente com nossos alunos, quando pudemos verificar que eles demonstram uma nação crítica de suas próprias dificuldades em relação as suas produções em relação as aprendizagens, estas opiniões foram relatadas e discutidas posteriormente no conselho com os professores.
Consideramos que é importante coordenar os trabalhos em sala de aula, onde os educadores podem ouvir os estudantes e perceber e analisar seus desafios e necessidades, sendo  ainda, esta, uma meta a ser  alcançada em nossa realidade atual.
É necessário salientar que o conteúdo proposto em sala de aula deve levar ao entendimento do que é solicitado, nesse caso as diferentes disciplinas podem ser articuladas com esse objetivo. Podemos utilizar o exemplo da energia elétrica a qual nos auxilia em vários aspectos de nossa vida prática, as diferentes áreas de conhecimento devem interagir em benefício da maior aquisição de informação.
Durante nosso encontro do Pacto do Ensino Médio, fomos verificados que os vários tipos de informação que cada um possui, faz parte devem todo, numa união de conhecimento que oferecido aos alunos nos traz em retorno maior na conquista de nossos objetivos durante o ensino aprendizagem.
Afinando as diversas especificidades das disciplinas entre si podemos chegar a uma construção de conhecimento mais completo.
É imprescindível procura também dentro de nossos conteúdos os benefícios da contextualização, associando os saberes adquiridos aos pré-existentes. Exemplificando, o dito pela personagem do filme “Ponto de Mutação” assistido com as turmas do ensino médio: “Nas mentes certas...” a informação é como a pedra jogada na água  e seus feitos, ela cria um movimento de saberes diferentes sentidos e seus efeitos. Toda a dimensão da vida humana que compõem a realidade dos alunos pode ser estruturada pelos resultados desta aprendizagem.
Contudo é importante refletir que a escola demonstra está sempre preocupada com os alunos, porém em muitas ocasiões esquece-se da situação de seus professores e que eles também são seres humanos e tem suas dificuldades e necessidades.
Esquecemos no dia a dia, que de vez em quando podemos criar alguns momentos de confraternização, tendo um contato verdadeiro onde expomos nossas necessidades pessoais e profissionais. Nos encontros do Pacto somos beneficiados por esses momentos de discussão, quando podemos conversar de forma mais descontraída sobre tais necessidades.
Adriano luiz do Santos
Celia Regina Padilha de Andrade
Marçal Jacomo Montanari Lombardi
Marcelo Vitor Fiat Koski
Joel Mendez dos Santos