A influência da história em outras disciplinas - Etapa ll - Ciências Humanas

Reflexão e ação – Ciências Humanas – Etapa ll
Colégio Estadual do Campo de Rio do Salto – Cascavel -   11/08/2015
Professor : Gilmar Dutra
No caderno da etapa II do Sismédio, iniciamos nosso estudo sobre as Ciências Humanas, e percebemos que ao longo da história da humanidade sempre houve uma preocupação em proporcionar uma educação embasada em conhecimentos variados, porém visando sempre um objetivo maior, ou seja, a universalização do conhecimento.
O texto ainda nos faz compreender a necessidade das matérias propedêuticas para fundamentar as demais, promovendo a paideia, a qual tem por significado a sabedoria humana e suas aplicações para viver em uma vida virtuosa. Contudo, sabe-se que algumas matérias nem sempre foram enfatizadas ou dadas suas devidas importâncias como, por exemplo, as ciências humanas.
As Ciências Humanas nem sempre foram vistas como necessárias, como no caso do período da ditadura militar, onde sociologia e filosofia foram extintas do currículo escolar e acrescentadas algumas outras disciplinas como (EMC) Educação Moral e Cívica e (OSPB) Organização Social e Política Brasileira, o que reflete bem o momento histórico da época, que tinha como propósito formar cidadãos obedientes e passivos ao regime “político” da época e não sujeitos que debatessem ou questionassem a sociedade e suas relações governamentais.
Desse modo, temos o desafio de vislumbrar que tipo de sujeito queremos formar para atuar na sociedade contemporânea, e com isso necessitamos buscar medidas que contribuam para uma educação emancipadora e contemplativa, valorizando todas as disciplinas e integralizando-as no contexto das demais disciplinas.
Após a leitura do texto, dos vídeos base e dos debates, podemos perceber que todas as disciplinas das ciências humanas são fundamentais para a emancipação humana, e dessa forma resolvemos discutir sobre a contribuição da disciplina de história nas demais disciplinas.
Durante a exposição dos professores ficou nítido que todos utilizam da disciplina de história para fundamentar suas aulas, todos recorrem dos processos históricos para fazer com que seus alunos compreendam que os conteúdos passam por um processo histórico e que estão em constantes mudanças. Por fim, o grupo propôs um estudo interdisciplinar da sua disciplina de atuação e a relação desta com as Ciências Humanas estudadas nesta etapa.