A imposição da gestão colegiada e democrática.
A gestão colegiada é em muitos casos por sua vez democrática, mas em alguns casos essa questão da democracia fica apenas no papel.
Sabemos que a gestão democrática contribui para o melhor andamento do processo de ensino dentro da escola, mas tenho duvidas se essa gestão sendo aplicada de forma universal possa contribuir para a melhoria do processo educacional como um todo.
Algumas decisões possuem mais importância para um grupo que outras decisões. Portanto, algumas dessas decisões devem ser priorizadas por um grupo colegiado daquele setor preferencialmente.
E quando acreditamos que gestão democrática é a união de todos os indivíduos em prol de uma única decisão caímos na contradição dos interesses dos membros dos colegiados.
O que parecia ser uma solução acaba sendo um grande problema de discussões internas se esquecendo das reais intenções de nossos governantes em impor uma suposta gestão democrática, ao mesmo tempo que suprimiu um processo de consulta democrática dos nossos “diretores” representantes das escolas, eleitos pela vontade popular da comunidade escolar.
Parece meio estranho que nesse momento histórico do Paraná que a gestão democrática seja impositiva pelo governo não democrático. Ou não aberto a conversações relevantes ao processo educacional.