IMPOSIÇÃO CURRICULAR

Em relação a situações de exclusão, o governo de estado do Paraná quanto a distribuição da grade curricular, modificou a grade retirando aulas de algumas disciplinas e acrescentando em outras, fizemos uma discussão no colégio mas nada foi respeitado fomos ignorados não tivemos um feedback sobre o que a maioria pensavam sobre a própria grade e no próximo ano foi imposta a nova grade.

A questão referente a escolha de diretores também não segue um processo totalmente legal tendo em vista que cada vez que chega a época das mesmas se realizarem o governo aleatoriamente modifica as leis e permite, não que seja bom ou ruins ou que estão no cargo de diretores, mas simplesmente não se tem um processo justo de eleição, permitindo que alguns destes se perpetuem no cargo.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo” (Paulo Freire). A partir das reflexões acerca da gestão democrática entendemos que a escolha democrática de representantes incentiva o envolvimento de toda comunidade escolar e  promove a gestão democrática escolar por meio da participação e a tomada de decisão coletiva na escola.

A gestão democrática leva a comunidade a se comprometer com a escola se tornando consciente de suas virtudes, de suas dificuldades e capaz de promover avanços. Toda escola precisaria ter uma comunidade participativa que esteja disposta a construir uma visão realista sobre as dificuldades para chegar a decisões e à clareza de que nem sempre tais decisões serão consensuais. Uma das alternativas seria criar meios para fortalecer o coletivo incentivando o diálogo e o envolvimento de todos.

Promover a gestão democrática da escola requer envolvimento, tempo, reflexão e ações com aqueles que compõe a comunidade escolar. O resultado vem na possibilidade de crescimento e formação, como cidadãos, tanto para professores, alunos, pais e funcionários. Como fundamento da vida escolar a gestão democrática deve estar fundamentada no Projeto Político-Pedagógico (PPP).

 

O coletivo escolar tem sua maior expressão, de forma representativa, no Conselho Escolar, que é o órgão máximo de gestão no interior da escola. Seu papel é de elaborar, normatizar, aconselhar e fiscalizar as ações da escola nos âmbitos. O Conselho Escolar não pode ser apenas consultado para legitimar as decisões centralizadoras de gestão. Toda e qualquer reformulação do PPP - inclusive no que se refere ao Regimento Escolar  deve ser discutida, elaborada, deliberada e avaliada a partir do Conselho Escolar.

Na escola na qual fazemos parte existe sim o conselho escolar que é um colegiado representativo da comunidade escolar, de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora. As principais decisões envolve a natureza do conselho, como fiscalizar e verificar a aplicação das verbas, consultar, decidir sobre todas as normativas que envolve a escola de forma ampla, pareceres ao trabalho de organização pedagógica e realização do trabalho pedagógico e administrativo da instituição, em conformidade com as diretrizes educacionais da SEED e outras legislações tais como CF, LDB, ECA, PPP .

No tocante das decisões tomadas, elas ocorrem de forma democrática com a participação de todos os envolvidos na tomada de decisões, uma vez que com o conceito de democracia, ocorreram diversas mudanças no panorama politico educacional do pais, as escolas conquistaram mais independência assim como a participação da comunidade na vida e nas decisões da escolas passam a ser realidade, sendo assim a escola na qual faço parte usa desta prerrogativa e todos participam de forma democrática.

E sobre as estratégias de comunicação, a escola utiliza todos os recursos disponíveis tais como internet, e-mail, comunicação telefone, informativos e também faz reuniões periódicas como todos os participantes.

Neste sentido, a  organização democrática no âmbito escolar fundamenta-se no processo de participação e co-responsabilidade da comunidade escolar na tomada de decisões coletivas, para a elaboração, implementação e acompanhamento do Projeto Político-Pedagógico.

Existe o Grêmio do nosso colégio atua nos eventos de integração, inter salas, Festa Agostino,Garota e Garota Dario Vellozo, tem oportunidade de opinar sobre melhorias no colégio, são realizadas reuniões para discutir as necessidades da nossa realidade, ouvindo a opinião dos alunos para que juntos possam atuar na melhoria da nossa realidade.

A maioria dos professores do nosso colégio conhece o PPP, mas sabemos que muitos professores trabalham em vários colégios o que as vezes  o que dificulta  o acompanhamento e construção do mesmo, pensamos que este espaço deve ser propiciado em reuniões e formações pedagógicas proporcionadas na escola, assim o coletivo escolar poderá se organizar em torno da intencionalidade da escola publica explicitando, a partir da analise critica de cada realidade, a concepção de homen,sociedade,educação,ensino-aprendizagem,tecnologia, avaliação.

A metodologia de cada professor é o que permite que cada aluno participe, reflita, produza novos conhecimentos, as reflexões devem ser provocadas pelo professor.