A Importância do evoluir nas discussões sobre currículo.

Para que se reflita sobre uma formação humana e integral, de forma que, o indivíduo possa ser autor de sua própria história, emancipado e autônomo, faz-se necessário que o conhecimento sistematizado curricular parta dos saberes do cotidiano e  busque oferecer bases para a compreensão da relações entre o universal  e o particular. Também de uma educação que jude a ler a realidade ( Paulo Freire) de forma crítica.

Com vistas a essa reflexão as DCNEM propoem a possibilidade da pesquisa como princípio pedagógico, de modo a, instigar no educando a sua curiosidade e criticidade, atribuindo sentido e significado ao conhecimento escolar. 

O professor tem um papel fundamental na construção dos currículos que se materializam nas escolas, nas salas de aula e na perspectiva de uma formação humana integral. Há necessidade de desenvolver atividades relacionadas às dimensões do trabalho , da ciência, da tecnocidade e da cultura, integrados com saberes sistematizados e em coerência com a realidade e necessidade dos educandos.

Para este "re-desenho" de currículo , faz-se necessário a atualização do PPP dos estabelecimentos escolares num processo coletivo, com diálogos e tomadas de decisões em conjunto e democraticamente, possibilitando a ruptura da fragmentação disciplinar, bem como a cicotomia teoria e prática, propondo atividades globalizadoras que abranjam os conceitos e especificidades de todas as disciplinas. Onde, promovam, dessa forma, a autonomia e o protagoniscmo crescente dos estudantes. 

Assim, o desenrolar das discussões acaloradas sobre o currículo e o modelo coerente, deva-se ler, que a possibilidade de haver uma atualização evolutiva dos moldes correntes já não é apenas uma necessidade mas uma consequencia.

 

Adriano luiz do Santos
Celia Regina Padilha de Andrade
Marçal Jacomo Montanari Lombardi
Marcelo Vitor Fiat Koski
Joel Mendez dos Santos.