A IMPORTÂNCIA DO CURRÍCULO
Pacto do Ensino Médio. Colégio Estadual Francisco Azevedo Macedo.
Discussão Caderno III.
A importância do currículo
Como sair do mundo das ideias e alcançar a transformação do cotidiano na escola?
O currículo do Ensino Médio precisa atender as dimensões do trabalho, da cultura, da ciência e da tecnologia. Para tanto, verificamos que precisamos de um projeto político inovador para a educação, pois é necessário começarmos um estudo sobre cada realidade da instituição escolar no Brasil.
Dentro desse contexto se faz preciso considerar os seguintes fatores:
Aplicação de uma pedagogia inteiramente brasileira, ou seja, dentro da realidade brasileira, visto que os profissionais da educação em sua maioria se utilizam de metodologias estrangeiras que não atendem as nossas expectativas.
A não obrigatoriedade da frequência escolar deve ser considerada, pois sabemos que há alunos que não têm interesse na aprendizagem, gerando desinteresse e indisciplina dentro da sala de aula, dificultando o trabalho do profissional da educação.
Quanto a grade curricular, que atualmente apresenta uma fragmentação do conteúdo, sugerimos uma nova prática pedagógica em que o aluno seja um pesquisador, e através de sua pesquisa possa gera interesse em conteúdos diversos relacionados com disciplinas diversas. A integração do currículo pode ser feito através de projetos e oficinas, que visem o interesse do aluno, valorizando sua escolha. As disciplinas podem trabalhar de forma integrada,
A educação escolar deve ser destinada à formação para a autonomia ou ela não será capaz de ir além de uma real adaptação dos sujeitos relacionados à sociedade. Desse modo, se faz necessário colocar na prática um projeto educativo no qual esteja na perspectiva do elemento da autonomia, da reflexão e da crítica construtiva.
Discutimos o fato de que como requisito para a entrada na universidade, o currículo e o desempenho do aluno no ensino médio, bem como sua participação como voluntário na comunidade possam ser avaliados e considerados para a entrada dele na universidade de sua escolha.
A formação dos professores, deve passar por uma reformulação, pois percebe-se que muitos professores não estão recebendo uma orientação adequada. Os formadores de professores no Brasil, em sua maioria, estão desatualizados e não conseguem motivar seus professores. Dessa maneira entendemos que o processo em que possa viabilizar os anseios desta categoria e melhoraria da educação no Brasil só seria possível através da federalização do ensino básico.
A concepção pedagógica que está na proposta curricular aponta no sentido de que:
A escola existe, antes de tudo, para os alunos aprenderem o que não podem aprender sem ela.
O professor organiza a aprendizagem, avalia os resultados, incentiva a cooperação, estimula a autonomia e o senso de responsabilidade dos estudantes.
Nada substitui a atuação do próprio aluno no processo de aprendizagem.
O ponto de partida é sempre o conhecimento prévio do aluno.
A avaliação é m instrumento de melhoria do ensino e não uma arma contra o aluno.
A aprendizagem bem sucedida promove a autoestima do aluno; o fracasso ameaça o aprender e é o primeiro passo par ao desinteresse.
Um elemento que pode-se focar como importante é a transversalidade no currículo que significa o modo de se pautar na busca pelo conhecimento buscando uma reintegração de aspectos que ficaram isolados uns dos outros pelo tratamento disciplinar, isto é, o conjunto das disciplinas com suas especificidades. Com isso busca-se conseguir uma visão mais ampla e adequada da realidade, que tantas vezes aparece fragmentada pelos meios de que se dispõe para conhece-la.
Uma boa formatação do currículo poderia ser considerado a possibilidade de se instituir, na prática educativa, uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados e as questões da vida real aprender na realidade e da realidade.
Diante desse cenário se torna necessário uma visão mais adequada e abrangente das realidades que muitas vezes se apresenta de maneira fragmentada.
No currículo escolar a referência aos temas transversais os coloca como um ponto de unificação da atividade educativa, em torno do qual se organizam todas disciplinas. Sua abordagem deve se orientar pelos processos de vivência da sociedade pela comunidade, educandos e educadores em seu dia a dia.
De acordo com os parâmetros curriculares nacionais os objetivos e conteúdos dos diversos temas que envolvem o currículo são também os temas transversais tem como eixo educativo a proposta de uma educação comprometida com a cidadania e deve estar inseridos nos diferentes cenários de cada uma das disciplinas.
Considera-se currículo o modo mais adequado para a atividade pedagógica dos temas que envolvem um aprender sobre a realidade destinando-se também em intervir na realidade com vistas a uma mudança, abrindo espaço para uma interferência do sujeito na sociedade.
Na realidade, os temas que envolvem o currículo, prestam-se de modo muito singular para levar à pratica a concepção de formação integral da pessoa, pois sempre estão presentes quer de forma explícita ou implícita. As constituírem uma disciplinas que constituem o currículo, seus objetivos e conteúdos devem estar inseridos em diferentes momentos de cada uma das disciplinas. São trabalhados em uma e em outra de diferentes modos.
No que tange o currículo pode-se dizer que, a linguagem premeia todos os atos cotidianos. Ela acompanha o sujeito onde quer que ele esteja e serve para articular não apenas as relações que estabelecemos com o mundo, como também a visão que construímos sobre o mundo.
Ao se propor trabalhar por área de conhecimento faz-se necessário analisar e aceitar o caráter transdisciplinar da linguagem e a inter-relação dos sistemas de linguagem nunca perdendo a especificidade dos conceitos que direcionando as disciplinas e suas metodologias de pesquisa provocando a integração horizontal e vertical dos conhecimentos trabalhadas na prática pedagógica e no dia a dia do educando.
Um outro elemento muito importante quando o assunto é o currículo é a compreensão dos elementos culturais que constituem as identidades. Para que isso aconteça se faz necessário:
Interpretar historicamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
Analisar produção da memória pelas sociedades humanas.
Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
- Logue-se para poder enviar comentários