“IMPORTÂNCIA DE PRÁTICA ESPORTIVA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE”

       COLÉGIO ESTADUAL DO CAMPO DE LONGUINÓPOLIS

BRAGANEY - PR
PACTO PELO FORTALECIMENTO ENSINO MÉDIO
Orientador de estudos: CELESTINO DENARDIN
Cursistas:  Adriano Moreira da silva Junior
André Ricardo Denardin
Eloá Terezinha Teixeira
Irene Vergílio
Juliana de Oliveira
Maria de Fátima Cogo Dos Santos
Ruber Vandro Carlalie Di Prieto Faria
Sandra Mara Feliciano dos Santos
ETAPA  II                                  ANO: 2015                                 MÓDULO; IV
 

                       IMPORTâNCIA DE PRÁTICA ESPORTIVA COMO PROMOÇÃO DA SAÚDE”

Para explicar como se articular as dimensões do trabalho, da ciência, da tecnologia e da cultura, partimos como base para exemplificar essa problematização: uma questão do ENEM de 2012 e constante no Projeto Gabaritando no ENEM de 2015, da área de Educação Física. A questão fala dos "Efeitos do Exercício Físico trazendo três imagens: uma imagem de um pulmão comentando que eles fornecem oxigênio ao sangue e que podem receber mais ar e difundir mais oxigênio; uma imagem de um coração comentando que este bombeia sangue rico em oxigênio aos músculos e que aumenta de tamanho e pode bombear mais sangue por batimento e bate mais lentamente em repouso ou durante o exercício; e uma imagem de uma pessoa correndo, comentando que os músculos utilizam o oxigênio para queima de combustível para a produção de energia e que adquirem tônus e pode queimar mais combustível, especialmente a gordura durante o exercício. Fica evidente a relação com os conteúdos de Biologia, em Língua Portuguesa há o conceito de dialogismo que em suma é a materialidade do uso da linguagem, o seu uso real e vinculado ao momento de seu uso. Dialogismo é o que Mikhail Bakhtin como o processo de interação entre textos que ocorre na polifonia; tanto na escrita como na leitura; o texto não é visto isoladamente, mas sim correlacionado com outros discursos similar e/ou próximo. Assim utilizando de textos que tratam da realidade dos alunos que praticam ou não praticam exercícios físicos, o caráter dialógico se efetiva; e principalmente se esse assunto pautado na questão estiver sendo trabalhado nas aulas de Educação Física. Além disso, em Língua Portuguesa se estuda no ensino médio o gênero textual Artigo Científico e ao ser articular o conhecimento pautado pela questão entre as áreas, seria oportuno trazer para as aulas de Língua Portuguesa artigos científicos que falem sobre os Efeitos do Exercício Físico, contemplando assim o estudo do gênero textual, sua composição, vocabulário e o assunto trabalhado em outras disciplinas. A disciplina de Educação Física, na abordagem desse tema, seria a disciplina norteadora, a fomentadora do debate, bem como das práticas de atividades, que poderiam ser acompanhadas de medições de batimento cardíaco para a constatação da teoria abordada. Em Artes, identificamos a possibilidade de se trabalhar o desenho, a charge, a caricatura desses órgãos tanto de cunho médico científico, como dando aspecto pedagógico artístico. Para tanto é necessário que nas duas situações faz-se necessário o estudo desses órgãos. Língua Estrangeira, o trabalho com textos que abordam as diferentes culturas com relação aos hábitos de práticas esportivas, estudos sobre o problema da obesidade no mundo, através da leitura de textos informativos na língua estrangeira sobre o assunto. Enfim, de maneira bem breve, procuramos descrever as possibilidades de se articular e promover a interdisciplinaridade nas áreas de Linguagem e no assunto abordado pela questão do enem, a possibilidade de articular com Biologia e Física uma vez que estamos falando de conceitos da fisiologia e da queima de energia. Tal articulação é possível com momentos de planejamento e replanejamento em que os docentes possam elencar no tempo as temáticas/conteúdos plausíveis e que dialogam entre sí, sem deixar cada disciplina de dar seu enfoque teórico. Cabe aqui uma última reflexão, em qual das duas formas de trabalho pedagógico, nossos alunos teriam mais interesse e mais chances de resolver com qualidade a questão do ENEM: Com o trabalho fragmentado das disciplinas, estudando sobre o coração, pulmões e músculo isoladamente e em momentos diferentes nas diversas disciplinas ou com um trabalho interdisciplinas em que, por exemplo, em determinado bimestre o conteúdo em biologia seria: Coração/pulmões/músculos; em Artes - desenho artístico e médico sobre coração/pulmões/músculo; em Língua Estrangeira: Práticas Esportivas Curiosas ao redor do mundo; Em Língua Portuguesa, o estudo do gênero Textual: Texto Científico e que o assunto aborde o coração, pulmões e músculos.