A importância da linguagem

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Etapa II
Caderno IV: Linguagem
Data: 15/09/2015
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”
GER2015ET2 – T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza

 

Eric Allen Bueno
Márcia Francisco de Paula
Rosely Caetano
Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira
Vivaldo Gomes Júnior

Reflexão em Ação

 

   No primeiro momento do filme  Kaspar Hauser  não tinha interação com a sociedade,ficava na caverna sem ter o convívio de pessoas. Neste ponto podemos perceber que o  homem é um ser social e precisa estar em contato com seus semelhantes e formar associações. Somente na interação social é possível o desenvolvimento de suas potencialidades e faculdades é  dessa interação na sociedade, já com a linguagem mais desenvolvida, percebe-se ainda a dificuldade de Kaspar Hauser em entender às pessoas e suas reações. Enquanto privado do convívio social, o silêncio era sua única companhia. Não somente a ausência de vozes externas, mas o silêncio interno, da mente vazia. Kaspar Hauser não poderia conhecer a si mesmo sem ter alguma relação interpessoal, sem referências. Não havia a linguagem para que ele pudesse definir as coisas que via e experimentava no cativeiro.
Seu primeiro contato em um ambiente social é com a família do guarda do presídio e se dá através do filho do guarda, que o ensina a pronunciar as palavras com auxílio de um espelho. É com essa família que Kaspar Hauser toma seu primeiro banho e aprende a usar os talheres. A filha do casal tenta ensinar música para Kaspar Hauser e, apesar da dificuldade com a letra da melodia, ele se identifica com os sons. Kaspar Hauser tinha mais afinidades com animais e crianças.
  A importância do aprendizado da linguagem para o bom relacionamento interpessoal é o fator que mais chama a atenção. Kaspar Hauser menciona em uma de suas falas:
- Tenho que aprender a ler e a escrever para depois poder compreender.
  Vimos isto muito presente no filme e realmente na vida o ler e escrever são essenciais para termos uma boa compreensão do mundo.
Vygotsky insiste que o pensamento e a linguagem se originam independentemente, fundindo-se mais tarde no tipo de linguagem interna que constitui a maior parte do pensamento maduro. (Saboya, 2001 – p.5).

Referência

http://pedagogiacommaturidade.blogspot.com.br/2013/08/resumo-do-filme-o-...