A importância da Avaliação Escolar
A avaliação educacional deve estar integrada ao projeto político pedagógico da escola, considerando estudantes e professores como sujeitos históricos e de direitos, participantes ativos e protagonistas na sua diversidade e singularidade, deve também estar integrada com a proposta do Ensino Médio de qualidade e em consonância com as DCNEM, sendo esta de caráter formativo, permanente e cumulativo (Brasil, 2012). As DCNEM indicam três dimensões básicas de avaliação: avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação externa e a escola deve estar atenta para fazer uso destes vários tipos.
Avaliação da Aprendizagem é aquela que o professor faz no dia a dia da sala de aula, mensurando o que o aluno assimilou dos conteúdos com vistas à promoção, aceleração de estudos e classificação, devendo ser desenvolvida pela escola refletindo a proposta expressa em seu projeto político-pedagógico. Ressaltamos que a avaliação não é expressa somente através de notas ou conceitos, mas também nas observações diárias feitas pelo professor, sendo consideradas como ponto de apoio para intervenções futuras ajustadas as necessidades de cada aluno.
Avaliação Institucional é aquela realizada a partir da proposta pedagógica da escola, assim como planos de trabalho e de ensino, que devem ser avaliados sistematicamente, para que se verifiquem avanços da instituição e possíveis reformulações, envolvendo a participação de alunos, professores e equipes de gestão.
Avaliação Externa tem, com efeito, o debate educacional brasileiro, praticamente envolvendo o ensino fundamental e o médio, incorporou como duas características marcantes as avaliações externas e a qualidade da educação escolar, pois esta passa a ser considerada por parte de gestores, mesmo que sem um consenso na comunidade educacional, como apontaram Oliveiro e Araujo (2005).
Outro exemplo, extremamente relevante, no que tange às avaliações externas, é o ENEM, que vem ocupando lugar privilegiado nas políticas educacionais, com fortes indícios de suas influências no currículo de escolas do ensino médio.
Como aspecto potencialmente positivo, podemos considerar que, com as avaliações externas, a gestão escolar e redes passam a incorporar indicadores de desempenho como mais um elemento de suas realidades mais amplas, envolvendo a comparação, a depender da avaliação externa referenciada, como resultados do País, do Estado e do município.
Considerando-se a importância de articular as avaliações externas com os resultados internos da escola, esta deveria ser de caráter formativo, processual, cumulativa, flexível, democrática, participativa, global, contínua, integrativa e processual, para que se possa instaurar horizontes do conjunto da instituição escolar por meio da integração e articulação, desenvolvendo uma cultura permanente de autoavaliação, estabelecendo processos de comunicação com a comunidade escolar e com a sociedade, relacionando-se com o todo da instituição e construindo a legitimidade através destes mesmos processos, considerando o conjunto das relações estabelecidas nos espaços entre as escolas, as famílias, os profissionais da educação e o poder público.
Elaborado pelos professores do COL. EST. JAYME CANET – ENS. FUND. E MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS: Carlos Eduardo Ritter, Inês Freder, Jaqueline Fernandes dos Santos, Rita de Cássia Calixto, Sergio Rogério Teixeira, Vera Lúcia Carlon de Carvalho, Vera Márcia Mortean e Viviane Buba.
Professora Orientadora: Themis de Araújo Gutierrez