Formação de Professores do Ensino Médio - CIÊNCIAS DA NATUREZA (Caderno 3 -Etapa II)
Ana Vilma Pelloso; Carolina Quieroti Timoteo; Dalva Sebold Moraes; Denise Braz Proença Peixoto de Sousa; Eunice Justino; Eunice Lourdes da Silva Vieira; Geralda de Paula Zaganini; Gino Marzio Ciriello Mazzetto, Jani Amancio Costa; Janete Martin; Josiane Aureliano; Mara Lucia Favaretto; Mari Sumigawa Kaminami; Natalia Naranjo; Regina Celia Batista Pinto; Rosangela Domingues Generoso; Vilma Hideko Sumigawa; Zauri de Jesus Dias Murbach e Zuleide Aparecida Vismek Correa. Colégio Estadual Antonio de Moraes Barros, Londrina, PR.
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
INTRODUÇÃO:
O projeto interdisciplinar teve como tema: Importância da água na sociedade contemporânea, desenvolvido no período noturno com alunos do Ensino Médio, no Colégio Estadual Antonio de Moraes Barros, Londrina, Pr. Seu principal objetivo foi conscientizar os alunos sobre a importância da água e de sua economia, para preservação do meio ambiente. Esta proposta teve como motivação, a discussão que ocorre em todo o país sobre a falta de água e como diminuir o consumo de energia elétrica, ou outra fonte de energia elétrica. Está atividade proporciona ao nosso educando a observar, apreender e calcular o consumo de energia em casa, assim evitar o desperdício de água no cotidiano.
JUSTIFICATIVA:
- Discutir, verificar as causas do grande problema da falta de água dulcícola, sendo que a mesma é de fundamental importância para a sobrevivência de todos os seres vivos.
OBJETIVOS:
- Conscientizar os alunos sobre a importância da água e de sua economia, para preservação do meio ambiente.
- Verificar os problemas causadores da poluição dos lençóis freáticos.
- Buscar outras fontes de energia para a população.
- Tornar o estudante agente de mudança na sociedade.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS:
Cada disciplina trabalhou seu conteúdo de forma diferenciada, como segue:
Disciplinas:
- Português: Textos para reflexão.
- Biologia: Poluição dos lençóis freáticos e a questão da falta de água dulcícola no Planeta.
- História: Consumo de água para produção industrial no sistema capitalista contemporâneo.
- Geografia: Grandes bacias hidrográficas brasileiras.
- Educação física: perda de água durante atividade física, necessidade de consumo de água para o nosso organismo.
- Matemática: função do primeiro grau e estatística.
- Química: substâncias inorgânicas e orgânicas nas águas, poluição das águas por agrotóxicos, efeito estufa e chuva ácida.
- Física: Fornecimento de água nas hidrelétricas e novas fontes de energia.
- Arte: Releituras de pinturas e desenhos sobre a importância da água.
- Sociologia: Condição social e acesso democrático da água.
METODOLOGIA:
- Aulas expositivas teóricas.
- Pesquisas: revistas, jornais, livros, sites e mídias.
- Entrevistas.
- Visitas: Sanepar e Hidrelétricas.
- Seminários.
- Aulas Práticas.
AVALIAÇÃO:
- Atividades práticas individuais e em grupos.
- Relatórios.
RESULTADOS E CONCLUSÃO:
Observamos que os alunos se interessaram mais nos conteúdos trabalhados durante a realização do projeto. A contextualização dos conteúdos permitiu uma compreensão real e prática dos conteúdos ensinados na escola, em especial no tocante a questão da água no mundo contemporâneo.
A mudança no enfoque e no trabalho durante as aulas propiciou maior participação e frequência nas aulas. A forma diferenciada de avaliação resultou em melhor desempenho acadêmico, consequentemente, houve aumento das notas, ocasionando melhora na autoestima dos alunos.
Em relação à temática desenvolvida na escola, observamos mudança de postura dos alunos em relação ao consumo de água, sendo que eles relataram estar fazendo uso mais moderado e consciente desse recurso natural.
Apesar de não terem sido realizadas as visitas in loco nas instituições previstas, o objetivo foi alcançado no sentido de tornar o estudante um agente de mudança na sociedade, e porque não dizer da sua própria vida.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
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• Química na abordagem do cotidiano. Peruzzo, F.M e Canto, E.L.. 3ª edição – São Paulo: Moderna, 2003.
• https://pt.wikipedia.org/wiki/
• www.suapesquisa.com/ecologiasaúde/
• www.brasilescola.com/ecologiasaúde
• www.socioambiental.org/esp/
• Dante, Luiz Roberto. Matemática: Contexto e Aplicações – 2. Ed. – São Paulo, Ática, 2013.
• LUCCI, Elian Alabi. Território e Sociedade no Mundo Globalizado. Ed. Saraíva. 2013. São Paulo.
• BOLIGIAN, Levon, Geografia Espaço e Vivência. Ed. SaraIva. 2013. São Paulo
• MATOZZI, Ivor. Ensinar a escrever sobre história. História & Ensino. v. 14, 2008.
• LISBOA, Cassiano Pamplona; Eunice Aita Isaia Kinndel; Alexandre José Diehl Krob. Educação Ambiental: Teoria a pratica-Porto alegre: Mediação,2012.
• Filho, Lino Castellani. Metodologia do Ensino da Educação Física-2. Ed. rev- São Paulo: Cortez, 2009.
• PALMA, Ângela Pereira, Amauri Aparecido Bassoli. EDUCAÇÃO FÍSICA E ORGANIZAÇÃO CUCRRICULAR: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio-2edição - Londrina, eduel-2010
• NISTA PICCOLO, Vilma Leni, Wagner Moreira. Esporte para a vida no Ensino Médio- 1 ed. São Paulo telos, 2012 (Coleção Educação Física Escolar).