Identidade dos Sujeitos do Ensino Médio

       Com a expansão da oferta da educação básica a partir da década de 1990, as oportunidades de acesso se expandiram. Com a garantia desse acesso, hoje as escolas recebem alunos das classes populares, pois outrora essa mesma escola e mais especificamente o ensino médio era privilégio apenas das elites, onde a instituição chamada escola servia para preparar seus alunos para o ingresso no ensino superior.
       Com a mudança da oferta de vagas, a escola hoje é formada por um público bem heterogêneo, esses alunos trazem consigo um contexto de desigualdade social, altos índices de pobreza e violência, constituindo-se um universo complexo de relações na escola que agora não pode ser mais exterior a instituição escolar, mais sim compondo a teia de relações da mesma.
       É notável a expansão da educação básica em termos quantitativos, agora o desafio é  mudar e interagir como o contexto social do aluno. Aqui está um dos grandes problemas da escola atual, saber lidar com as diferenças, respeitando e valorizado cada sujeito na sua individualidade, porém, fazendo a síntese da realidade e cultivando os valores coletivos.