Reflexão e ação- Caderno 2
Colégio Estadual Olivo Fracaro-EFM
Hoje, 12 de agosto de 2014
As transformações na sociedade atual levantam discussões em relação a identidade da escola, a sala de aula por sua vez está presente de forma instável gerando incompreensões na relação professor aluno, o momento atual exige a percepção sobre o modo de viver, as experiências, necessidades e expectativas dos jovens estudantes. A promoção do diálogo ajuda a estabelecer a compreensão entre professor e aluno, sendo uma forma de aproximação com o estudante. Percebemos que o mundo do trabalho é uma realidade para muitos jovens, que buscam suprir suas necessidades e colaborar com as despesas familiares. A medida da vivência no espaço de trabalho vão adquirindo consciência de seus direitos de trabalhadores, as condições do trabalho são fechadas por seus empregadores e quase sempre as explorações e desproteções são mascaradas dentro do ambiente de trabalho e do contexto social.
Considerando todo o contexto do Ensino Médio atual, existem muitas respostas para o que os jovens sentem, pensam e suas expectativas em relação aos estudos, essas variam muito de indivíduo para indivíduo. Problemas de relacionamentos acontecem e são resolvidos a todo o momento, sendo que isso faz parte do universo educacional e não pode interferir negativamente no objetivo maior que é a busca do conhecimento e o desenvolvimento de diversas habilidades de interação social.