ID Jovem: Jovens de baixa renda podem viajar gratuitamente pelo Brasil

Nos últimos anos, as autoridades brasileiras não têm medido esforço na inclusão de jovem de baixa renda na sociedade, afastando-o de situações de risco. No início deste ano, o governo federal anunciou que os jovens de baixa renda poderiam viajar gratuitamente pelo Brasil. Isto é possível graças ao programa ID Jovem, que possui o objetivo de facilitar o acesso à espetáculos, eventos esportivos, shows e viagens. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o ID Jovem e como pode viajar de graça pelo Brasil? Leia o artigo abaixo e informe-se.

O que é ID Jovem

O ID Jovem é uma iniciativa do governo federal que possui o objetivo de conceder meia entrada em show, eventos esportivos e espetáculos para jovens de baixa renda com idade de 15 a 29 anos. O ID Jovem possui uma semelhança com a popular Carteira de Identificação Estudantil.

Como fazer o ID Jovem

O cidadão poderá fazer o cadastro do seu ID Jovem tanto pelo aplicativo quanto pelo site oficial do serviço. Estes são os dois meios pelo qual é possível fazer a matrícula no serviço. Todo o processo de inscrição é simples e fácil, bastando apenas que tenha todos as informações em mãos.

O processo de emissão do ID Jovem pelo site consiste nos seguintes passos:

1 – Primeiramente, o usuário deverá acessar o site do ID Jovem pelo seguinte endereço eletrônico: https://idjovem.caixa.gov.br/idjovem/#/jovem.

2 – Na página do ID Jovem, será necessário preencher algumas informações para que o processo de matrícula seja bem sucedido. Os dados requeridos são:

- Número de Inscrição Social, também conhecido como NIS;

- Nome completo;

- Data de nascimento;

- e nome da mãe.

3 – Ao término do preenchimento dos dados no formulário do ID Jovem, o cidadão deverá clicar no botão “acessar”. Caso os dados informados estejam corretos, será imediatamente redirecionado à página do ID Jovem.

Caso não saiba o número do seu NIS, a Caixa oferece uma ferramenta online onde é possível localizar o número, mediante o fornecimento do nome completo, data de nascimento, nome da mãe ou do pai.

Como viajar gratuitamente pelo Brasil

As empresas de ônibus interestaduais são obrigadas a reserva uma determinada quantidade de assentos para os jovens inclusos no ID Jovem. Desta forma, as reservas de vagas nesses ônibus de viagens interestaduais devem ser realizadas, no mínimo, três horas antes do início do percurso.

No momento da compra do bilhete de passagem, o jovem deverá apresentar o ID Jovem e também a carteira de identidade. O ID Jovem pode ser apresentado da tela do seu aparelho telefônico, não é necessário imprimi-lo. Em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação de transporte interestadual, devem reservar duas vagas gratuitas. Além disso, também devem reservas duas vagas com desconto de, no mínimo, 50% no valor total da passagem.

Caso a empresa de transporte interestadual se recuse à transportar os usuários do ID Jovem, o prejudicado deverá ligar para ANTT, que atende pelo número telefônico 166.