Hora-atividade como espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente.

Data:06/08/2015
Colégio Estadual “Professora Maria Helena Teixeira Luciano”

GER2015– T117
Orientador de Estudos: Ricardo Marcos Volpini de Souza

Cursistas:
Eric Allen Bueno
Márcia Francisco de Paula
Rosely Caetano
Sandra Luiza Souza Leal de Siqueira
Vivaldo Gomes Júnior
 
Hora-atividade como espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de Trabalho Docente.

A devida efetivação da hora-atividade participativa depende de uma nova organização do trabalho pedagógico, dentro do âmbito escolar com diversos elementos que seguem como base para a restruturação do Ensino Médio de forma humana e integral.
Elementos base:
Amplas discussões e mais participação ativa de toda a comunidade escolar nesse processo;
Melhor infraestrutura para um ensino integral. Simplificação do Processo pedagógico;
Avalição por áreas de conhecimento;
Reformulação do projeto politico pedagógico conforme as novas diretrizes curriculares nacionais.
Temos que saber enfrentar os novos desafios, os quais fazem surgir expectativas em nosso trabalho docente e muitas vezes nos despertam certas frustrações no dia a dia .
A hora atividade tem que ser um momento que possa ir além do  preenchimento dos documentos pedagógicos, saindo assim das questões apenas teóricas e sim efetivar as praticas dais quais harmonizam o nosso trabalho, entendendo esse período como uma verdadeira formação em ação continua.
Em uma nova instrução as áreas de estudo foram separadas por áreas afins de conhecimento, para que possa fluir melhor esse novo trabalho pedagógico e o verdadeiro fortalecimento do currículo do ensino médio.