Homicídios de jovens negros: análise de contexto

O estudo "Homicídios de jovens negros: análise de contexto" é resultado do processo de aprendizado e trocas entre alunos e professores da Escola Popular de Comunicação Crítica, projeto financiado pela Petrobras e desenvolvido pelo Observatório de Favelas. É parte integrante das matérias de Planejamento e Comunicação e Informação de Marketing, lideradas pelos professores Fred Tavares, Monica Esteves e Luis Henrique Nascimento – com a colaboração decisiva dos coordenadores do Observatório Jailson de Souza e Raquel Villadino.

A Análise de Contexto visa entender os mecanismos que produzem esses homicídios, contribuindo assim para o desenvolvimento da campanha de comunicação “Juventude Marcada Para Viver”, que é o trabalho de conclusão de curso coletivo das turmas 2012 da ESPOCC, a ser lançada em fevereiro de 2013. A campanha está idealizada para estender-se para as turmas de 2013 e 14, fazendo parte de um programa permanente de enfrentamento dos homicídios da juventude negra do Observatório e seus parceiros.

Portanto, não se trata de um trabalho formalmente acadêmico e consolidado. Ao contrário, é um documento permanentemente aberto para acréscimos e correções. Tão pouco representa os posicionamentos institucionais do Observatório de Favelas sobre a temática. Sua apresentação nas Oficinas de Comunicação do Participatório é uma contribuição do nosso coletivo de jovens para o melhor entendimento e apropriação de dados relativos a esses homicídios.