HOMEM VITRUVIANO

COLÉGIO ESTADUAL BARTOLOMEU MITRE

MUNICIPIO: FOZ DO IGUAÇU

NRE: FOZ DO IGUAÇU

Os esboços encontrados nas obras de Leonardo da Vinci  mostram com clareza a integração da ciência com a arte, da matemática com a biologia, e outras integrações tantas elencadas  como atesta o desenho do Homem Vitruviano. Nesta obra o autor especifica precisamente as proporções que considerou serem as ideias, dos pontos de vista tanto anatômicos como artísticos.
Ao longo do tempo, o homem desenvolveu por sobrevivência, meios para suprir necessidades, realizando, em geral, avanços em benefício da humanidade. Por outro lado, intervenções na natureza foram feitas no sentido de dominá-la, para satisfazer necessidades momentâneas de grupos específicos com maior capacidade de influenciar o poder. Reflexões sobre esses assuntos favorecerão uma formação de cidadãos conscientes e capazes de analisar as condições, os avanços e os retrocessos que homem faz construir a sociedade contemporânea.A concepção de trabalho está associada de ciência e tecnologia: conhecimentos produzidos, sistematizados e legitimados socialmente ao longo da história, como resultado de um processo empreendido pela humanidade na busca da compreensão e da transformação dos fenômenos naturais e sociais (BRASIL, 2013. P. 23, grifos dos autores).

Ao longo da história, algumas pessoas despontaram como dotadas de uma formação integrada, como atestam as obras que deixaram. Nas obras de Leonardo da Vinci, o autor consegue explicitar através de esboços a integração da ciência com a arte, da matemática com a biologia e tantas outras integrações elencadas em suas obras. Assim, surgiu a ideia  homem vitruviano. O artista nesta obra, especifica mais precisamente as proporções que considerou serem as ideais, dos pontos de vistas tanto anatômicos como artístico.

Deve-se refletir os caminhos mais adequados para que os estudantes, com suas características pessoais, sociais, econômicas e culturais próprias, possam caminha efetivamente na direção dos direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano  previstos nos textos legais. Nesse caso, a avaliação merecerá ser compartilhada para não correr o risco de provocar uma fragmentação ainda maior, com mais do que 13 componentes, envolvendo instrumentos separados.