Histórico do Ensino Médio no Brasil

A formação do ensino médio no Brasil surge para atender, por um lado as necessidades da elite para a preparação do aluno na entrada para a universidade. Por outro lado tinha a função de preparar operários para industrialização crescente do país. Infelizmente esta dicotomia permanece até a atualidade. Assim cabe destacarmos a caminhada histórica dos processos educacionais que fundamentam o ensino médio brasileiro.

O acesso ao ensino superior e a diversidade de cursos nesta modalidade de ensino sempre foram insuficientes. Quando do período colonial (1500-1808) eram proibidas as universidades em nosso território, onde apenas os filhos dos grandes canavieiros ou mineradores davam continuidade aos estudos na Europa. Durante o período Regencia/Império (1808-1889) as universidades agora nacionalizadas, o que almentava a procura pelas vagas, continuavam a receber os herdeiros das familias mais abastadas, porém inicia-se a seleção por meio de testes. Após o golpe republicano e a implantação do esta do laico oligarquico (1889-1930) surgem os vestibulares para acesso ao ensino superior e a corrente industrialização passa exigir conhecimentos específicos dos operários que não eram contemplados na formação primária. Surgindo duas modalidades para cotinuidade de estudos o Científico e o Propedeutico. Na era Vargas (1930-1945) passamos a copiar o sistema educacional centralizado do facismo. Neste período a preocupação com uma formação técnica passa a ser a base identitária do ensino médio. Já com o fim da segunda guerra mundial a pequena democracia (1945-1964) vive a experiência da escola nova onde as ciências humanas assumem destaque importante e inicia-se a luta por um LDB - Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Porém os anos da ditadura militar (1964-1989) subvertem todas as idéias progressistas anteriores em puro tecnicismo. Já o retorno a democracia (1989-2002) apoiados nos alicerces neoliberais aprova-se a Lei 9394/96 acaba com o ensino médio técnico. A partir de dois mil e dois inicia-se um precesso de reorientação da educação brasileira inclusive do ensino médio culminando hoje com o Pacto Nacional para o Fortalecimento do Ensino Médio.