30 de julho de 2014
O caderno I do MEC trás um apanhado histórico da educação no Brasil, focando principalmente a organização do Ensino Médio. Este apanhado histórico evidencia o caráter excludente da educação em nosso país onde a escola não era um direito de todos, mas um lugar onde poucos tinham acesso e os que a frequentavam, ao avançarem nos estudos, conforme a classe social a que pertenciam, ou cursavam a nível de Ensino Médio um curso que preparava para a entrada nas universidades, ou cursavam o ensino profissionalizante para trabalharem nas indústrias.
No período atual, com a redemocratização do Ensino Médio, que o coloca como etapa final da Educação Básica houve um certo avanço. Porém, ainda vemos presente a dualidade no Ensino Médio quanto a formação geral para o ingresso nas universidades e a formação técnica para o trabalho.
A superação dessa dualidade apresenta-se como o grande desafio para o novo modelo de Ensino Médio que visa a "formação humana integral" que considera a "formação científica, tecnológica e humanística, a política e a estética, com vistas a emancipação das pessoas".
Obs: quanto a organização do Ensino Médio, o subcapítulo 1.3 (Os anos 30, o Estado Novo e as Leis Orgânicas de Ensino) é bem confuso e não tem como entender claramente como se organizava o Ensino Médio na época.