Haverá falta de água no Gama dentro de 10 anos (recursos hídricos)

PERCURSO INVESTIGATIVO

Título: Haverá falta de água no Gama dentro de 10 anos (recursos hídricos)
Autor: Professores do turno matutino do CEM 01 Gama

I. Objeto de estudo (caracterização da situação-problema)

Qual é:
Levantar os problemas relacionados ao uso da água pela população do Gama, principalmente das zonas rurais circunvizinhas.
O porquê:
O crescimento populacional e a especulação imobiliária na zona urbana do Gama têm influenciado diretamente no uso dos recursos hídricos dessa região. Nos últimos anos a cidade cresceu X% em população, o que gera preocupações relacionadas ao abastecimento de água.
A especulação imobiliária das zonas rurais circunvizinhas sobrecarrega o sistema de captação de água para consumo. Também nessas zonas encontra-se o maior número de invasões, as quais procedem ao aterramento de zonas de nascentes e a ocupação de áreas de preservação permanente. Todo esse processo compromete a pureza das nascentes, pois não se observa o controle e o saneamento básico nessas regiões, que também geram poluição para as zonas urbanas.
Lençol freático.

Problema 1: De que forma o crescimento demográfico afeta de forma negativa a distribuição de água no Gama?
Problema 2: Como ocorre o tratamento do esgoto das residências em zona de preservação ambiental?
Sub-problemas:Quais investimentos o governo tem feito em novas tecnologias para o tratamento de esgoto na zona urbana?
O que pode ser feito para mitigar os efeitos negativos causados pelos impactos do crescimento demográfico?

II – Que práticas irei desenvolver para cada problema:

Para o problema 1:Fazer estudo demográfico da cidade e a projeção de crescimento para 10 anos.

Para o problema 2:Aplicação de questionário à comunidade quanto ao tratamento do esgoto de cada residencial e tabulação dos dados.

Para o Sub-problema: Solicitar relatório  com os investimentos feitos na comunidade nos últimos 10 anos e o preparo da região para o recebimento das novas construções imobiliárias.
Promover a divulgação dos resultados das pesquisas anteriores e conseqüente sensibilização da comunidade e fiscalização dos órgãos competentes.

 

III. Desenho do plano de investigação

Como vou solucionar os problemas, no geral?
*Realizar campanhas educativas de preservação ambiental e conservação do parque;
*Conscientizar as comunidades vizinhas que fazem uso inadequado do córrego sobre a importância que ele tem para a vida humana no DF;
*Acionar os órgãos ambientais e de vigilância, chamando-lhes a atenção para o descuido e a falta de fiscalização e manutenção do parque;
*Despertar na comunidade o interesse de revitalizar a área de lazer com exposições artísticas, turismo ecológico e mutirão de limpeza.

Em que ano?
Em todas as séries do Ensino Médio.

Porquê nesse ano?
Porque em cada série poderão ser contemplados objetos de estudo relacionados à preservação do Parque Prainha e, por conseguinte, do Córrego Crispim.

IV. Como se enquadra o objetivo de estudo nos conteúdos programáticos do ensino médio?

Geografia: Pesquisa sobre os rios que abastecem (mapeamento das nascentes), o assoreamento, o desmatamento. Ocupação irregular do solo.
História: Construção de uma linha do tempo sobre os eventos que, principalmente nos últimos anos, levaram ao crescimento do Gama e ao recente interesse por essa região para habitação. Historicamente, como foi o acesso à água segundo as classes sociais. A variação ao longo da historia da representação social de um objeto/produto. Relação entre os meios de transporte e a sociedade segundo as classes sociais.
Sociologia: Entendimento da relação da sociedade com os rios, trabalhando conceitos como marginalização e preconceito. Políticas públicas para o uso consciente da água/recursos hídricos. Intervenção das instituições públicas e privadas.
Filosofia: Processo de humanização do homem. Relação de natureza e cultura. Transformação do meio. Trabalho com o conceito de ética e a dicotomia individual X coletivo. Percepção da natureza como fim necessário e não como meio de desenvolvimento.
Biologia: Identificação do bioma que cerca o parque, a fauna e a flora da região, o estudo das espécies e as doenças causadas pela contaminação da água. Relações ecológicas e o impacto ambiental. Ecologia populacional. Análise bacteriológica.
Física: Trabalho com os conceitos de velocidade e força da água, hidrostática, hidrodinâmica, densidade, temperatura/calor.
Matemática:Aplicação dos conceitos de razão, proporção e estatística. Também, trabalho com função (grau de poluição) e progressões (aumento dos bairros circunvizinhos).
Química: Identificação do ph da água em sua origem, nas nascentes e após receber os dejetos da fábrica de bebidas e os esgotos do presídio feminino e a proliferação de microrganismos. Turbidez da água, análise dos sedimentos da água corrente e da água parada.
Português: Pesquisa de fontes que falem sobre o tema. Leitura, compreensão e interpretação. Escritura de documentos diversos, como carta ao administrador e ao governador, ofício, abaixo-assinado, artigo para revistas e jornais, reportagens, trabalhando, assim, os diversos gêneros textuais e tudo o que a escritura engloba, como coesão e coerência, regras gramaticais, etc;
Arte: Realização de intervenções artísticas em local de grande circulação, com a arte engajada. Produção de vídeos e fotografias para uma exposição. Produção de charges e/ou quadrinhos.
Línguas Estrangeiras: produção de material de divulgação em LEM, com ênfase no vocabulário técnico;
Educação Física: A despoluição dos córregos como opção de lazer para a comunidade, por exemplo o Córrego Crispim.  Identificar quais outros córregos ou pontos do mesmo córrego também servem de pontos de lazer.
SOE: Levantamento das ONGs que já atuam na preservação ambiental. Identificar os órgãos responsáveis pela fiscalização da ocupação das regiões de manancial. Levantar as indústrias que contribuíram para a poluição das nascentes.

V. Execução prática do plano do plano de investigação.

Realização da investigação:
Como?
Indique como pretende colocar o plano em ação:
1. Visita ao Parque Prainha pelos alunos, que deverão fazer um relatório dos problemas encontrados segundo a proposta de cada área do conhecimento;
2. Produção de trabalhos científicos que explicitem as causas e as consequências da poluição do Córrego Crispim, que é o ponto central da Prainha, e também do abandono do Parque em geral;
3. Produção de carta à comunidade a comunidade veiculada em jornal popular, relembrando-lhes e/ou informando-lhes sobre a situação do Parque;
4. Pesquisa de opinião da população sobre o parque e consequente abaixo-assinado pedindo às autoridades a revitalização da Prainha;
5. Encaminhamento de carta, ofício e abaixo-assinado às autoridades competentes cobrando-lhes o investimento em restauração, despoluição e fiscalização do Parque;
6. Produção do evento “Dia da Prainha”, com vistas a divulgar a importância da preservação do lugar pelos próprios usuários, sendo composto da “Corrida e Caminhada da Prainha”, de mutirão de limpeza e de exposições e apresentações artísticas no local

VI. Considerações

Propomos a inclusão do tema “Eu quero o Parque Prainha de volta” como eixo transversal do PPP da escola, envolvendo todas as disciplinas nas três séries do Ensino Médio. No PPP deve constar o detalhamento dos trabalhos a serem realizados em cada disciplina como consta acima e aprimorado pelos colegas das áreas.