A Avaliação foi tema de discussão em vários encontros pedagógicos baseados
em estudo que foram feitos referente a literatura e realidade da escola. Após essa
discussão a escola chegou-se num denominador comum a respeito da avaliação, que foi
posteriormente aprovado pelo núcleo e atualmente é utilizada na escola sendo que, a
cada novo professor que ingressa ou pedagogo é feito uma orientação de como trabalhar
com o sistema da nossa avaliação. Consideramos essas mudanças de forma positiva,
pois tanto os professores quanto alunos e pais entenderam e apoiaram essa proposta.
Que resultou em uma melhora no comprometimento dos alunos com o estudo.
Em um dos cursos da escola Técnico em Meio Ambiente, verificou-se que um ponto de
tensão e consequentemente algumas desistências do curso aconteciam em decorrência
da falta de atendimento do que era o estágio obrigatório do curso e de como realizá-
lo. Frente a isso a coordenação de curso e de estágio reorganizou as atividades em duas
frentes, sendo elas: 1a - Contato direto com os campos de estágio, supervisão do mesmo,
além de organizar grupos e tempos para realização dos estágios, para séries onde essa
disciplina é obrigatória. 2a – Preparação da 2a série com palestras e visitas nos campos
de estágio para que os mesmos conheçam e entendam a importância do estágio e se
preparem para ele. Esta ação resultou que o processo de estágio fosse cumprido de
uma forma mais tranqüila e significativa para a formação do aluno, e que gerou uma
maior satisfação por parte do aluno caindo o número de desistência e ansiedade para o
processo de estágio.
A sugestão é que a comunidade escolar possua um bom canal de comunicação
envolvendo pais, alunos, professores, equipe pedagógica, direção e funcionários, para
que seja possível detectar os problemas, organizar e reorganizar ações preventivas ou
não para que de fato aconteça uma gestão democrática e a escola cumpra o seu papel na
sociedade.