Grupo: Roserlei Salete de Oliveira Furlan Rosiane Geraldo Martin Sabrina Malaquias Sandra Moraes Giannotti Valdeir Ricardo Lopes Ferreira ATIVIDADE DO CADERNO 5

A Avaliação foi tema de discussão em vários encontros pedagógicos baseados

em estudo que foram feitos referente a literatura e realidade da escola. Após essa

discussão a escola chegou-se num denominador comum a respeito da avaliação, que foi

posteriormente aprovado pelo núcleo e atualmente é utilizada na escola sendo que, a

cada novo professor que ingressa ou pedagogo é feito uma orientação de como trabalhar

com o sistema da nossa avaliação. Consideramos essas mudanças de forma positiva,

pois tanto os professores quanto alunos e pais entenderam e apoiaram essa proposta.

Que resultou em uma melhora no comprometimento dos alunos com o estudo.

Em um dos cursos da escola Técnico em Meio Ambiente, verificou-se que um ponto de

tensão e consequentemente algumas desistências do curso aconteciam em decorrência

da falta de atendimento do que era o estágio obrigatório do curso e de como realizá-

lo. Frente a isso a coordenação de curso e de estágio reorganizou as atividades em duas

frentes, sendo elas: 1a - Contato direto com os campos de estágio, supervisão do mesmo,

além de organizar grupos e tempos para realização dos estágios, para séries onde essa

disciplina é obrigatória. 2a – Preparação da 2a série com palestras e visitas nos campos

de estágio para que os mesmos conheçam e entendam a importância do estágio e se

preparem para ele. Esta ação resultou que o processo de estágio fosse cumprido de

uma forma mais tranqüila e significativa para a formação do aluno, e que gerou uma

maior satisfação por parte do aluno caindo o número de desistência e ansiedade para o

processo de estágio.

A sugestão é que a comunidade escolar possua um bom canal de comunicação

envolvendo pais, alunos, professores, equipe pedagógica, direção e funcionários, para

que seja possível detectar os problemas, organizar e reorganizar ações preventivas ou

não para que de fato aconteça uma gestão democrática e a escola cumpra o seu papel na

sociedade.