Grupo do Julia Wanderley em Ação

Grupo do Colégio Estadual Julia Wanderley em ação O Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio foi aderido pelos professores do Colégio Júlia Wanderley em Curitiba/PR. Foram realizados seis encontros entre os meses de julho e outubro, visando oferecer formação continuada aos professores do ensino médio. Estão sendo discutidos os temas propostos e distribuídos nos seis cadernos do MEC. Até o momento foram abordados os cadernos I - Ensino Médio e a Formação Humana Integral, II - O Jovem como Sujeito do Ensino Médio e III - O Currículo do Ensino Médio seus Sujeitos e os Desafios da Formação Humana Integral e IV- Áreas do Conhecimento e Integração Curricular. Com o objetivo de conhecer os estudantese estabelecer uma construção participativa sobre o ensino médio e seus sujeitos(caderno I) foi elaborado um questionário e dinâmicas foram aplicadas em todas as turmas visando conhecer a opinião dos alunos a respeito da escola. Para elaboração do questionário todos os professores contribuíram em formular as perguntas voltadas para sua área de atuação. Foram aplicadas em todas as turmas do ensino médio e imediatamente as tabulações das respostas foram iniciadas, seguindo agora para formatação dos gráficos para melhor visualização dos dados. Nos dias seguintes os professores se distribuíram para que todas as turmas participassem de diversas dinâmicas onde foram conhecidas a opinião dos alunos a respeito da escola e propostas de melhorias foram feitas. Após as considerações do caderno II foi redigida uma carta endereçada aos estudantes deste segmento, com o objetivo de iniciar um dialogo com eles sobre outras coisas que não sejam apenas o conteúdo, mas tudo que envolva a melhoria da qualidade do ensino e de nossa relação com eles. O retorno das cartas endereçadas aos alunos foi muito positivo. Foi conhecido de todos a satisfação dos alunos de serem ouvidos e darem sua opinião e sugestões para um ensino médio mais proveitoso. As discussões têm sido muito proveitosas e tem capacitado cada professor a fim de fortalecer o ensino médio.