Análise coletiva – Caderno VI - temática 6 – mês de dezembro.
Orientadora de estudo - Profª / Pedagoga Marcia Prestes Belusso
Cursistas: Angelina Zandomenichi, Bruno Fernandes de Oliveira, Edna Patricia Profati, Denise Locatelli, Ida Maria Longo Borges, Ivone Donatti, Kathiane Ficanha, Lucia Inês Korb, Luci Lourence Padilha Chagas, Maria Bernadete Da Roza, Rosane Delesia Vescovi, Roseli Ribeiro de Jesus, Simone Mignoni Rizzon, Sirlei Aparecida Pimentel Gonzatto, Valmir Silva, Verônica Terezinha Kowlski
Avaliações
O material proposto para estudo da temática traz considerações importantes sobre o tema Avaliação Educacional e sobretudo a Avaliação no Ensino Médio, propondo que a mesma deve estar integrada ao projeto político-pedagógico da escola, tanto na concepção como na implementação, considerando estudantes e professores como sujeitos históricos e de direitos, como participantes ativos; mostrando sua singularidade e sua diversidade. Neste texto é abordado a avaliação da aprendizagem, aquela do chão da escola, que refletirá posteriormente nas avaliações externas e também na avaliação institucional. A avaliação da Aprendizagem vai realmente apontar os conhecimentos adquiridos durante um espaço de tempo, conhecimento este científico e também em alguns aspectos socioculturais do aluno, que lhe dará a oportunidade de promover-se para o ano seguinte, já a institucional é realizada através da proposta pedagógica da escola, bem como pelos planos de trabalhos realizados pelos professores, as avaliações externas são gerenciadas pelo Estado e pela União, que observam como está a aprendizagem do aluno em cada instituição de ensino, para que possa pensar em "políticas públicas" para melhorar a aprendizagem nas escolas.
Portanto, avaliar é amplo e não se restringe ao único objetivo, vai além da medida, posicionando-se favorável ou desfavorável à ação avaliada, propiciando uma tomada de decisão. Assim sendo, a avaliação é uma reflexão sobre o nível de qualidade do trabalho escolar tanto do professor como dos alunos. Os dados coletados no decorrer do processo de ensino, quantitativos ou qualitativos, são interpretados em relação a um padrão de desempenho e expressos em juízos de valor acerca do aproveitamento escolar. Avaliação é um instrumento permanente do trabalho docente, tendo como propósito observar se o aluno aprendeu ou não, podendo assim refletir sobre o nível de qualidade do trabalho escolar, tanto do aluno quanto do professor, gerando mudanças significativas. A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente projeto de ensino.
Entretanto, a avaliação do processo de ensino e aprendizagem é realizada de forma contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de classificar a situação de aprendizagem de cada aluno.
Assim como o médico, que ouve o paciente sobre os sintomas, examina, faz diagnóstico, o professor também tem à disposição recursos variados diariamente, para ajudar diagnosticar as suas turmas ou de um aluno. No entanto, é preciso receitar o remédio. E neste caminho de medicação, temos a avaliação escolar, que só se tem sentido se tiver como meta, a busca de soluções para melhora a aprendizagem do aluno.
Nesta linha, evidencia-se que a avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas deve estar inserida como prática de investigação, interrogativa em relação ensino e aprendizagem, buscando assim identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma construtiva.
Neste sentido, o erro passa a ser considerado como pista e o professor deixa de ser aquele que passa as informações para virar parceiro dos alunos, prepara-os para que elaborem seu conhecimento. Fazendo desenvolver formas, do educando, aplicar esse conhecimento no contexto social em que está inserido, incorporando, isto é, solidificando-os.
Nesta perspectiva, é essencial que o professor conheça cada aluno e suas necessidades. Assim o professor poderá pensar em caminhos para que todos alcancem os objetivos. Desta forma, o importante, não é identificar problemas de aprendizagem, mas necessidades de aprendizagem.
Bom, se o objetivo principal do professor é que todos aprendam, então, é preciso ter em mente o que vai ensinar e o porquê vai ensinar este ou aquele conteúdo. O aluno precisa saber sempre onde está e o que fazer para avançar, sendo essa uma atividade constante na educação, no sistema escolar e no processo de ensino aprendizagem.
Neste processo contínuo avaliativo, o professor pode fazer possíveis correções das possíveis distorções para a consecução dos objetivos previstos. Para tanto, é preciso ter bem claro que a avaliação trata-se da continuidade da aprendizagem dos alunos e não somente de uma ou mais provas, integrando-se como elemento de interação e motivação, e não como uma situação de ameaça, pressão ou terror, que é o que vemos diariamente nas escolas.
Portanto, é necessário que o professor tenha um plano de ensino elaborado para nortear seu trabalho e que reflita constantemente sobre a sua prática pedagógica, o que faz e como poderia fazer melhor.