GRUPO DE ESTUDOS DO COLÉGIO ESTADUAL JOÃO PAULO II – FRANCISCO BELTRÃO - PARANÁ
Análise coletiva – Caderno V - temática 5 – mês de novembro.
Orientadora de estudo - Profª Pedagoga Marcia Prestes Belusso
Cursistas: Angelina Zandomenichi, Bruno Fernandes de Oliveira, Edna Patricia Profati, Denise Locatelli, Ida Maria Longo Borges, Ivone Donatti, Kathiane Ficanha, Lucia Inês Korb, Luci Lourence Padilha Chagas, Maria Bernadete Da Roza, Rosane Delesia Vescovi, Roseli Ribeiro de Jesus, Simone Mignoni Rizzon, Sirlei Aparecida Pimentel Gonzatto, Valmir Silva, Verônica Terezinha Kowlski
Gestão democrática
Na Gestão Democrática deve haver compreensão da administração escolar como atividade meio e reunião de esforços coletivos para o implemento dos fins da educação, assim como a compreensão e aceitação do princípio de que a educação é um processo de emancipação humana; que o Plano Político Pedagógico (PPP) deve ser elaborado através de construção e que além da formação deve haver o fortalecimento do Conselho Escolar. A Gestão Democrática da educação está vinculada aos mecanismos legais e institucionais e à coordenação de atitudes que propõem a participação social: no planejamento e elaboração de políticas educacionais; na tomada de decisões; na escolha do uso de recursos e prioridades de aquisição; na execução das resoluções colegiadas; nos períodos de avaliação da escola e da política educacional. Com a aplicação da política da universalização do ensino deve-se estabelecer como prioridade educacional a democratização do ingresso e a permanência do aluno na escola, assim como da qualidade social da educação. As atitudes, os conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências na formação do gestor da educação são tão importantes quanto a prática de ensino em sala de aula. No entanto, de nada valem estes atributos se o gestor não se preocupar com o processo de ensino/aprendizagem na sua escola. Os gestores devem possuir habilidades para diagnosticar e propor soluções assertivas ás causas geradoras de conflitos nas equipes de trabalho, ter habilidades e competências para a escolha de ferramentas e técnicas que possibilitam a melhor administração do tempo, promovendo ganhos de qualidade e melhorando a produtividade profissional. O Gestor deve estar ciente que a qualidade da escola é global, devido á interação dos indivíduos e grupos que influenciam o seu funcionamento. O gestor, que pratica a gestão com liderança deve buscar combinar os vários estilos. O gestor deve saber integrar objetivo, ação e resultado, assim agrega á sua gestão colaboradores empreendedores, que procuram o bem comum de uma coletividade. Promover a gestão democrática da escola implica dedicar tempo, trabalho e reflexão por parte dos participantes para concretização de cada passo do processo de discussão, analise e decisão. Isso demanda envolvimento, mas há possibilidade de crescimento e formação tanto para professores, como para os pais e os alunos. Além disso, quanto mais ocorre a pratica de discussão e tomadas de decisões coletivas, mais mostram os resultados que beneficiam a escola, a qualidade do ensino e dos que ali trabalham e estudam, mais a disposição de realizá-las se fortalece e com ela a própria gestão democrática. Neste sentido, é importante se ter a clareza de que estar em uma escola democrática, significa, portanto, que o ponto de partida para a garantia de uma educação de qualidade é o diálogo participativo entre todos.
Tendo como objetivo manter os jovens do ensino médio motivados e com interesse na aquisição do conhecimentos científicos, quer seja para formar profissionais nas áreas de ciências e tecnologia bem como cidadãos conscientes das necessidades de tais conhecimentos para a melhoria da qualidade de vida da sociedade em geral. Foi elaborado esta carta para maior reflexão e debate com os mesmos.
Olá queridos alunos... Bom dia!
Você deve estar estranhando, de repente receber uma carta minha não é verdade? Pois é, de repente percebi o quanto a escola se faz para você e você pouco participa disso! Todos os dias viemos para a escola, trabalhamos, estudamos, planejamos tudo em função de garantir a vocês um estudo de qualidade, com base em conhecimentos necessários para ler e conhecer a vida, a sociedade e tudo que precisarão futuramente.
Talvez aí esteja o erro! Pensamos no futuro e deixamos de lado o presente. Muitas vezes, passamos tanto tempo juntos e mal nos conhecemos verdadeiramente... Muitos de vocês chegaram aqui no sexto ano (ou ainda na quinta série) deixaram de ser crianças sob nossos olhos, se tornaram adolescentes em nossa companhia e hoje, são jovens que trazem para a escola seus desejos, seus medos, seus anseios, há em vocês toda uma vida pela frente e, inevitavelmente, nós ajudamos a moldar... Quando ensinamos com domínio o conteúdo em sala de aula, quando cobramos que as normas são necessárias e que é preciso que todos as sigam, quando brigamos e quando elogiamos, contribuímos na formação da consciência de vocês. Mas precisamos ir além!
Neste momento, queremos abrir as portas da escola para vocês! Queremos lançar o desafio de fazê-los pensar a escola conosco. Por que sim, nós sabemos que vocês têm muito a contribuir para a construção de uma escola significativa, de um ambiente interessante, de socialização da amizade, da diversidade e do conhecimento.
E você? Aceita o desafio? Vamos trabalhar juntos para uma escola melhor?
Grande abraço,
Seu Professor.